Aprovado projeto que institui no RS a política de atenção à oncologia pediátrica no RS

Projeto, de autoria do deputado Zucco, institui no RS a política de atenção à oncologia pediátrica

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa aprovou no dia 24, por unanimidade, parecer favorável ao projeto de lei 476/2019, do deputado Tenente-Coronel Zucco. PL institui no RS a política de atenção à oncologia pediátrica. O objetivo é aumentar os índices de cura e melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer na faixa etária de zero a 19 anos no Rio Grande do Sul.

Segundo o deputado Zucco, o projeto é resultado de uma construção coletiva que contou com emendas de colegas parlamentares, além de sugestões das secretarias da Saúde do Estado e de Porto Alegre, alem de contribuições técnicas do Instituto do Câncer Infantil (ICC). “Foi um trabalho árduo, mas muito gratificante porque significa a perspectiva de melhorar o atendimento e o diagnóstico precoce de crianças e de adolescentes portadores da doença”, acrescentou.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a doença é principal causa de mortes infanto-juvenis. O sucesso do tratamento está relacionado ao diagnóstico precoce e pronto encaminhamento para o início do tratamento em centros especializados. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) são registrados 300 mil casos por ano da doença.

Postar um comentário

0 Comentários