Vigilância Epidemiológica esclarece estar monitorando pessoas que tiveram contato com infectados

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Dom Pedrito, esclarece a toda população que a rede de todos os tipos de contato das pessoas infectadas pela Covid-19 estão devidamente monitoradas seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

É importante ressaltar, que o vírus tem um tempo de incubação e, por isso, a apresentação dos primeiros sintomas demora alguns dias (muitas pessoas mesmo infectadas permanecem assintomáticas). Devem ser monitoradas apenas as pessoas que tiveram contato posterior a possível contaminação do paciente positivo.

Outra questão que necessita de divulgação é o critério para a aplicação dos testes (não existe disponibilidade de testes para todos. Por isso, os testes são aplicados conforme os protocolos do MS). Inclusive, quem tiver condições financeiras pode fazer a testagem na rede privada.

Os monitorados permanecem em suas residências, em isolamento domiciliar, acompanhadas por telefone e, se necessário com visitas da equipe.

Os profissionais de saúde enfatizam a importância de continuar com os cuidados preventivos, para que não tenhamos novos casos.

Postar um comentário

0 Comentários