Novo cronograma de limpeza de sangas e valas está em andamento

Desde o final do mês de abril, a Prefeitura de Dom Pedrito desenvolve mais uma etapa de limpeza de sangas e valas em pontos críticos da cidade. O serviço contratado através de processo licitatório está sendo executado através da Construtora Soncini, contemplando a extensão total de 972 metros de desobstruções.

De acordo com a secretária de Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente, Luciane Moura, a pasta vem trabalhando no projeto de desassoreamento dos locais, desde o mês de outubro do ano passado, com a finalidade de fazer o mapeamento das áreas. “Os trabalhos estão sendo desenvolvidos em três pontos que apresentam sérios problemas de atulhamentos, colocação de lixo, vegetação alta e construções realizadas de maneira irregular”, explica.

No bairro São Gregório, ao lado do muro da Unipampa, está sendo desenvolvida limpeza na sanga que totaliza 337 metros de extensão, em uma profundidade de aproximadamente 1,5 metros. Em determinado trecho, foi necessário fazer a derrubada de um muro que havia sido construído em cima da vala, situação que causou inúmeros problemas para os moradores das adjacências, gerando diversas reclamações de entupimento de esgoto nas ruas e residências vizinhas.

Outro ponto crítico está localizado na vila dos Bancários - a partir da rua Andrade Neves, em direção a rua Júlio de Castilhos. O trecho possui extensão de 300 metros, com presença de vegetação e lixo em seu interior. Não raras vezes, em época de cheias, os moradores próximos sofrem com alagamentos em suas residências por causa da pouca vazão que a sanga oferece.

Já no bairro Meu Norte, uma sanga que teve seu percurso desviado, localizada ao lado da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Cassol, também está no cronograma de limpeza. A extensão total de 335 metros vai até a rua Raul Pilla, também apresentando obstrução em toda a sua extensão.

É importante ressaltar, que a prefeitura possui todas as autorizações de licenciamento ambiental para execução das obras e os resíduos contaminados estão sendo depositados na área licenciada para descarte, localizada próximo ao Canil Municipal. O prazo máximo para conclusão das obras é de 90 dias.

Postar um comentário

0 Comentários