Mosquito Aedes aegypti já foi encontrado em 15 pontos da cidade

Abaixo o mapa de Dom Pedrito, atualizado pela Vigilância em Saúde, nesta quarta-feira (22), demarcando os pontos em que foram encontrados mosquitos vivos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e da chikungunya. A Prefeitura, por meio da equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, solicita que a comunidade colabore eliminando qualquer possível criatório.

A dengue é uma doença virótica transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e pode ser mortal. O mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes. A reprodução se dá justamente em poças de água limpa e parada. O mosquito põe os ovos e depois de algumas semanas as larvas eclodem. O verão é a época de maior incidência da doença e, para prevenir a transmissão, algumas medidas são necessárias.

Já é sabido que para prevenir a dengue é necessário evitar o acúmulo de água, uma vez que o mosquito deposita seus ovos em recipientes ou locais cheios de líquido.

Cabe salientar, que quem tiver criadouros em sua residência, recebe advertência com três dias para resolver e caso não resolva está sujeito a multa de 150 URM.

Postar um comentário

0 Comentários