Médica que atendeu no Pronto Socorro testa positivo para Covid-19


O Comitê de Operações d Emergência (COE) informa que foram recebidos quatro resultados referentes a coletas realizadas e encaminhadas como caso suspeito de infecção pelo Sars-Covid-19, para o Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul.

Três negativos, trata-se de:

- Criança de dois anos que havia sido internada por duas vezes e, no momento está se recuperando em casa. A causa já foi identificada pela equipe médica e está sendo tratada.

- Mulher, 37 anos, profissional de saúde, com alta;

- Mulher, 41 anos, com alta hospitalar, liberada do isolamento domiciliar.

Um positivo, trata-se de:

- Mulher, 33 anos, profissional de saúde de Bagé que esteve atendendo no Pronto Socorro de Dom Pedrito no último final de semana. Cabe ressaltar, que mesmo que a coleta tenha sido realizada em Dom Pedrito, o caso será computado para Bagé, uma vez que ela reside e trabalha durante a semana naquela cidade.

O COE repassa o resultado positivo mesmo que não apareça nos nossos números, pois o objetivo é trabalhar da maneira mais transparente possível frente à comunidade. “A população não pode ficar em pânico, mas de maneira nenhuma minimizar a situação que alarma o mundo inteiro com a alta taxa de contaminação pela Covid-19 e letalidade entre os grupos de risco”, destacam os profissionais do COE.

Por isso, é imprescindível que toda a população mantenha o distanciamento social de no mínimo 1,5m como regra de convívio e, o isolamento, por 14 dias nos casos em que se teve contato com pessoas infectadas, seguindo protocolo do Ministério da Saúde.

Essa é a determinação que mais de 50 pessoas que tiveram contato com a profissional, estão tendo, todas assintomáticas até o momento, cumprindo isolamento inicial de sete dias até então e, agora com a confirmação do caso, isolamento por 14 dias, todos estão sendo monitorados pelo COE.

Então, Dom Pedrito tem hoje, um caso confirmado, um caso confirmado para Bagé (com coleta feita em Dom Pedrito) e outros três casos suspeitos, no aguardo dos resultados.

Os resultados negativos foram retirados da nossa lista.

Relação dos suspeitos:

Mulher, 48 anos, positivo, não está internada, em recuperação, com acompanhamento clínico

Homem, 65 anos, aguarda resultado, internado, estável

Mulher, 50 anos, aguarda resultado, internada, leve melhora

Homem, 85 anos, aguarda resultado, internado, estável

Além dos casos suspeitos citados acima, estão em monitoramento outras 73 pessoas, destas 16 estão sendo monitoradas pelas Unidades Básicas de Saúde.

Hoje não houve altas do isolamento domiciliar.

Os monitorados permanecem em suas residências, em isolamento domiciliar, acompanhadas por telefone e, se necessário com visitas.

A equipe do COE enfatiza a importância de continuar com os cuidados preventivos, para que não tenhamos novos casos.

Postar um comentário

0 Comentários