Mais de 5 mil eleitores pedritenses, que teriam o título cancelado, poderão votar nas próximas eleições

Filas se formaram nos últimos dias de recadastramento

De acordo com GaúchaZH, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspender temporariamente o cancelamento de títulos de eleitores que não realizaram o cadastro biométrico obrigatório, 304 mil pessoas que votam no Rio Grande do Sul poderão participar das próximas eleições municipais, em outubro. Esses eleitores estão distribuídos em 50 cidades gaúchas. Em Dom Pedrito, são 5.552 eleitores .

A medida adotada pelo TSE, entre outros fatores, ocorre para evitar correria em busca da regularização, o que causaria aglomerações e maior risco de contágio do coronavírus.

Conforme o tribunal, as inscrições reabilitadas para o voto voltarão a figurar como canceladas no cadastro eleitoral depois da realização do pleito. Isso significa que os eleitores terão de regularizar sua situação depois das eleições de 2020.

Em todo o país, a decisão atinge cerca de 2,5 milhões de eleitores, segundo dados de março. São pessoas que não participaram das revisões biométricas referentes ao Provimento da Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE) nº 1/2019, que atinge 15 Estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia.

O cancelamento de títulos motivado por fraudes, no entanto, será mantido.

Postar um comentário

0 Comentários