Estelionatários estão aplicando golpe sob pretexto de pesquisa sobre coronavírus

Chegou ao conhecimento da reportagem do Folha de que estelionatários estão entrando em contato com algumas pessoas, sob pretexto de estarem realizando uma pesquisa sobre o Covid-19 - coronavírus - para o Ministério da Saúde, no entanto, ocorre que eles acabam hackeando o WhatsApp dos mais desavisados, que fornecem o código para os criminosos. O golpe - que já teria feito vítimas em Dom Pedrito - em si não é novo, mas está sendo desenvolvido em um novo contexto.

Há uma pesquisa, de fato, sendo realizada pelo Ministério, através do TeleSus, neste caso, a População receberá ligações automáticas por meio do número 136 para fazer avaliação à distância de sintomas, acompanhar evolução da doença e mapear áreas de risco de contágio do coronavírus. 

Para que as pessoas tenham a certeza de que é o Ministério da saúde que está ligando, e não um trote ou golpe, aparecerá no identificador de chamadas o número 136, do Disque Saúde. Essa ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, permitindo o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência.



Postar um comentário

0 Comentários