Campanha de vacinação contra aftosa finaliza com pouco mais de 70% do rebanho imunizado em Dom Pedrito

A campanha de vacinação antecipada contra febre aftosa foi finalizada na sexta-feira (24) no Estado. O prazo inicial era 14 de abril, no entanto, foi prorrogado pelo governo federal. Em Dom Pedrito, a campanha finalizou com índice vacinal de pouco mais de 70% quanto ao rebanho. Quem for vacinar, fora do prazo, deverá pagar uma multa, de acordo com auto de infração, além de precisar pedir autorização (por e-mail ou WhatsApp) à Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA) para comprar as doses.

Conforme os dados apresentados até o encerramento da campanha, foram vacinados 235.867 bovinos, ou 71,20% do rebanho no município (de um total de 331.278). Quanto ao índice vacinal das propriedades, foi de 61,18%, em números, 971 estabelecimentos rurais finalizaram a vacinação de seus rebanhos, enquanto outros 616 ainda estavam pendentes.

O médico veterinário Robson Garagorry da Rosa, coordenador da IDA, diz que os proprietários que não vacinaram devem entrar em contato através do WhatsApp (53) 3243-1235 ou pelos e-mails ivzdompedrito@seapdr.rs.gov.br ou ivzdompedrito@agricultura.rs.gov.br, solicitando a compra das vacinas – que, neste momento, podem ser adquiridas apenas com autorização do fiscal agropecuário. Também será emitido um auto de infração.

Quem ainda não apresentou a nota de comprovação, tem até quinta-feira (30). Lembrando que a IDA não está realizando atendimento presencial, apenas por e-mail ou WhatsApp.

Postar um comentário

0 Comentários