Primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa inicia dia 16


Nota da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), divulga informações e orientações quanto a 1ª etapa da vacinação contra febre aftosa, que começa no dia 16 e segue até 14 de abril. A campanha foi antecipada, com autorização do Ministério da Agricultura.

Confira:


1 - A campanha de vacinação contra a febre aftosa é regulamentada pela Instrução Normativa Estadual n° 006/2016, atualizada pela Instrução Normativa Estadual n° 008/17.

2 – Tendo em vista o cumprimento dos prazos e trâmites para a suspensão da vacinação febre aftosa ainda neste ano, a 1ª etapa de vacinação no RS será realizada no período de 16/03/2020 a 14/04/2020. A SEAPDR – Secretaria Estadual de Agricultura - publicará uma Instrução Normativa determinando a antecipação, já autorizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

3 - Quanto às emissões de GTAs para bovídeos:
a) A partir do dia 16 de março de 2020, a movimentação de bovídeos só poderá ser realizada mediante vacinação prévia da propriedade, obedecidos os prazos de carência. Exceção: casos de abate e propriedades fornecedoras de terneiros sensíveis.
b) Em casos de necessidade de antecipação da vacinação em propriedades que participarão em eventos/comercialização de animais ou que enviarão animais para as EPES no início da etapa, visando à obediência dos prazos de carência, devem ser autorizados diretamente pela Unidade Local, através da emissão de autorização de compra de vacina pelo SDA. Mediante consulta (via e-mail) à IDA de origem da propriedade, outras UVLs estão autorizadas a emitir autorização de compra.

Postar um comentário

0 Comentários