Longas filas marcaram últimos dias de recadastramento


Longas filas se formaram nos últimos dias para o recadastramento eleitoral obrigatório, já que muitos pedritenses deixaram para procurar o Cartório Eleitoral nos dias finais. Nesta quarta-feira (11), quando o prazo se encerrava, uma fila de mais de 100 metros se formou. Teve gente que passou a noite em frente ao Fórum para garantir o atendimento. Apesar das dificuldades, a chefe do Cartório Eleitoral, Ana Paula Soares Ávila, salientou à reportagem que foi possível atender a todos.

Ela destacou à reportagem que uma parcela significativa do eleitorado deixou para proceder com o recadastramento nos últimos dias do prazo, mesmo assim, o município já havia atingido o percentual de 80% dos eleitores recadastrados. “Agora precisamos aguardar que sejam processados (os dados) de todos esses títulos que fizemos, mas a princípio Dom Pedrito ultrapassou aquela meta que havia sido estabelecida no início, que era de 80% do eleitorado com biometria”.

Quanto aos atendimentos realizados nesta quarta-feira, foram distribuídas senhas para quem estava na fila – mais de 150 senhas. Foi possível, também, agendar atendimentos para outras datas.

“Em contrapartida, aquelas pessoas que precisam regularizar seu título e já tem a biometria, mas que precisam fazer transferência ou casos em que precisam fazer o primeiro título, entre outras situações, podem comparecer no Cartório até o dia 6 de maio, que é um outro prazo. Este prazo não é vinculado a revisão de eleitorado: ele é específico no fechamento do Cadastro Nacional da Justiça Eleitoral, 150 dias antes da eleição – esse fechamento ele é para preparação da eleição”, explicou Ana Paula, complementando que ele não tem relação com a revisão de eleitorado.

Mas e quem não fez a revisão?

O cidadão tem de comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identificação e comprovante de residência para reverter o cancelamento. 





Postar um comentário

0 Comentários