Morre, aos 85 anos, a jornalista Ione Garcez Vieira

 


Morreu ontem (17), em Porto Alegre, aos 85 anos, a jornalista e escritora pedritense Ione Garcez Vieira. Com uma trajetória marcante no jornalismo gaúcho, ela construiu uma carreira sólida tanto na imprensa escrita quanto nos meios radiofônico e televisivo.

Ione trabalhou na Rádio e TV Educativa e atuou em praticamente todas as editorias do extinto Diário de Notícias. Posteriormente, foi editora de Política do jornal Zero Hora e exerceu a função de gerente da Central de TV da RBS-TV.

Ao longo da carreira, também realizou trabalhos especiais para a Revista Visão e para o jornal O Globo. Destacou-se ainda em uma produção desenvolvida para a ALER (Associação Latino-americana de Escolas Radiofônicas), da Argentina, voltada à emancipação da mulher do campo. Pelo trabalho, recebeu homenagem do então ministro da Educação argentino.

Na administração pública, atuou como assessora de imprensa da 8ª Delegacia do BNH (Banco Nacional da Habitação) e também como assessora do então governador do Rio Grande do Sul, Amaral de Souza.

Como escritora, Ione Garcez Vieira deixou contribuições importantes à literatura, tendo participado das obras “Gabriel & Mazarine”, “Um lenço branco” e “3 de agosto”. Também colaborou com a Sesmaria Cultural de Dom Pedrito, entidade da qual era membro, mantendo vínculo permanente com a produção cultural da Capital da Paz.

Postar um comentário

0 Comentários