IBGE divulga informações sobre o Censo 2020 em Dom Pedrito




O plenário da Câmara de Vereadores recebeu, na manhã desta segunda-feira (9), servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que vieram ao município prestar esclarecimentos e informações quanto ao Censo 2020, que inicia em agosto e segue até o dia 31 de outubro. O processo seletivo de recenseadores e supervisores já está aberto, através do site da Cebraspe - www.cebraspe.org.br/ - e prevê 42 vagas para o município – 37 para o cargo de recenseador e 5 para o cargo de supervisor. As inscrições vão até 24 de março. As provas serão aplicadas em maio.

Foi a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020. De acordo com Élio Vasconcellos, coordenador do Censo na região – que incluí Dom Pedrito, Santana do Livramento, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi e Santa Margarida – é uma obrigação do IBGE divulgar as informações, até como forma de explicitar a importância do Censo e atrair profissionais para trabalhar no período. 

Élio salienta que recenseador precisa ter um perfil compatível com o cargo. O grupo deverá visitar cerca de 15 mil imóveis na Capital da Paz para obter as informações. Outro dado importante é que cada recenseador terá um uniforme do IBGE e estará devidamente identificado, além de não solicitar qualquer documento ao entrevistado. Pontos que precisam ser levados em consideração para evitar a ocorrência de golpes.

Para proceder com o Censo, o IBGE mantém uma atualização com as legislações territoriais de cada município e divide a cidade em áreas de trabalhos.

O município também contará com um posto de coleta, em local ainda a ser definido.

Participaram da reunião, vereadores, representantes da Emater e do Irga.






Postar um comentário

0 Comentários