Aristides Caetano Dutra: o "santo popular" que opera milagres na vida das pessoas

Resultado de imagem para aristides caetano dutra
Quem nunca ouviu falar em Aristides Caetano Dutra? Pedritense, nascido em 14 de agosto de 1919, no Ponche Verde, próximo à localidade conhecida como Bolicho da Pedra, filho de José Antônio Dutra e Maria Antônia Caetano Dutra, foi casado com Verônica Dutra e pai de oito filhos, sendo quatro adotados. Ele era um dos oito ou nove filhos do casal. 

Órfão de pai aos 5 anos de idade, Aristides precisou pegar cedo no batente para ajudar a família numerosa. Mais moço trabalhou na viação férrea, em Santa Maria, período em que acontecia a construção dos trilhos naquela localidade.

Aos 30 anos, depois de vagar por 40 dias, nas matas do Rio Santa Maria, um período que se pode dizer como retiro ou iniciação espiritual, sua fama aumentou como médium, a ponto de ser conduzido a organizar um centro espírita, onde durante toda sua vida recebeu e usou seus “poderes”, gratuitamente, na prática do bem, curando e consolando todos os que o procuraram.

Espiritualista, curandeiro, espírita, médium, homeopata, doutor, não importa como o denominamos, Aristides Caetano Dutra foi um Apóstolo do Bem.

Acusado de curandeirismo, de charlatanismo, o fato é que muitas pessoas se curavam, muitas delas desenganadas pela medicina convencional, gente que chegava sendo carregada e saía caminhando, o que só fazia aumentar o seu prestígio, até porque seus atendimentos eram totalmente gratuitos, e se alguém insistia em retribuir-lhe com dinheiro, objetos, presentes, estes eram distribuídos aos pobres. Muitas vezes, chegavam da campanha, sem dinheiro para hospedagem, Aristides abrigava as pessoas na própria casa, e os remédios, homeopatias e ervas, algumas vezes eram custeados por ele mesmo.

O túmulo de seu Aristides fica localizado no alto da Serrinha, por força do imaginário popular se tornou um local de devoção para-litúrgico, pois muitos o consideram como um “santo popular”.
Resultado de imagem para aristides caetano dutraResultado de imagem para aristides caetano dutra

Postar um comentário

0 Comentários