Prefeitura orienta atingidos pelo temporal

Fotos: divulgação/Departamento de Comunicação 

Na tarde desta terça-feira, 29, integrantes da Defesa Civil do Município receberam os coordenadores da Defesa Civil das regiões de Santa Maria e Uruguaiana, tenente-coronel Pinton e o major Castro, que vieram a Dom Pedrito num pedido do governador do Estado, Eduardo Leite, em razão do temporal com ventos que chegaram a 145 km/h, no início da manhã de hoje, ocasionando estragos que ainda não foram contabilizados na totalidade.

Desde o ocorrido, equipes da Prefeitura estão divididas, auxiliando as famílias afetadas numa ajuda emergencial em diversas frentes.

Equipes do Corpo de Bombeiros e da CEEE, trabalham de maneira contínua, com o objetivo de manter a integridade física de todos e restabelecer com a máxima brevidade os serviços oferecidos.

No final da tarde, chegou ajuda humanitária, do Governo do Estado, com gêneros alimentícios, roupas, calçados, cobertores e lona, como medida emergencial neste primeiro momento.

Além das centenas de casas afetadas, muitos prédios públicos sofreram avarias. A Delegacia de Polícia teve seu telhado todo danificado, três escolas municipais, uma escola estadual, uma ala da 3ª Cia de Eng. e Cmb Mec, “ainda estamos fazendo levantamentos, mas os prejuízos são enormes. Necessitamos principalmente de telhas e madeiramento”, destacou o prefeito Mário Augusto, durante a reunião com a Defesa Civil do Estado.

“Temos estado muitas vezes em Dom Pedrito em razão da cheia no Rio Santa Maria, vendaval é a primeira vez. Não temos como evitar desastres naturais, mas unidos vamos trabalhar para minimizar o ocorrido”, destacou major Castro.

De acordo com Castro, as primeiras ações de assistência e socorro foram realizadas pela Prefeitura de Dom Pedrito e esse é o caminho correto. Agora, emitido o Decreto de Emergência pelo Município, será possível acessar recursos do Estado e a União.

A preocupação das autoridades agora é que o evento se estenda, culminando em mais uma enchente, uma vez que, choveram grandes quantidades no interior do município e a previsão do tempo é que o mau tempo se estenda até o final de semana.

Orientações para os afetados:

- Quem teve prejuízos em sua residência em razão do vendaval deve procurar com a maior brevidade a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, situada na rua Duque de Caxias, 1405, para cadastramento. Amanhã, feriado, os servidores farão atendimento das 8h às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

Cabe ressaltar, que para acessar as doações a renda familiar deve ser de até dois salários mínimos.

Importantes considerações:

- Em razão do vendaval, a Farmácia Básica Municipal também estará com atendimento amanhã, dia 30, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.

- Administração municipal solicita bom senso da população na procura por atendimento no Pronto Socorro. Hoje pela manhã, foram relatados muitos casos de pessoas em situações que não eram de urgência e emergência, sendo que o local passou boa parte do dia abastecido por gerador. Em casos de enfrentamento de situações como a de hoje, é necessária consciência do uso correto dos serviços públicos.

- A programação de Aniversário de 147 Anos de Dom Pedrito, que aconteceria hoje e amanhã, foi suspensa. Em breve anunciaremos as novas datas.

- A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação trabalha no corte e retirada de árvores. Somente hoje, foram retiradas mais de 150 árvores de médio e pequeno porte, totalizando mais de 70 caçambas de vegetação que foram levadas para o Horto Florestal.

- As equipes da Prefeitura ainda estão trabalhando no auxílio às famílias afetadas. À noite, em caso de emergência, o coordenador da Defesa Civil de Dom Pedrito, Clodoaldo dos Santos, coloca seu número à disposição 53 99910 4857.

Rede de solidariedade:

- Foi lançada uma campanha para arrecadação de valores em prol das famílias atingidas pelo vendaval. Qualquer quantia pode ser depositada no Banco do Brasil, Agência 0195-3, Conta Corrente 7008-4, em nome de Fundo Participação Município. O depósito deve ser identificado como: DOAÇÃO VENDAVAL.


Postar um comentário

0 Comentários