Mormo é tema de reunião em Dom Pedrito

Foto: divulgação/Ascom dep. Zé Nunes

Em conjunto com a Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, foi realiza uma audiência pública para discutir o mormo e a perspectiva de tornar o Estado zona livre da doença. A iniciativa é do deputado Zé Nunes (PT). A reunião aconteceu na noite de quinta-feira (5) no plenário Ataliba Torres.

O médico veterinário especialista em mormo e fiscal federal do Ministério da Agricultura, Luiz Otávio da Silveira fez uma explanação sobre o tema. O deputado lembrou que o mormo foi registrado pela primeira vez em 2015 no Estado. Foram confirmados 73 casos e 46 focos, resultando no enquadramento do RS com a presença da doença e uma série de medidas, principalmente testes, impactando em eventos, cavalgadas e o comércio de animais. Desde de julho de 2017, nenhum caso foi registrado, portanto, o Estado pode adquirir a condição de livre do mormo em julho de 2020, no entanto, será necessária uma 'sorologia', de forma geral, junto aos equinos.

O debate sobre a doença é importante para dar transparência às informações e dialogar sobre as estratégias de sanidade animal equina, na busca do equilíbrio entre efetivação da saúde animal, proteção da saúde humana e o respeito às manifestações culturais. Cabe à Assembleia Legislativa proporcionar à sociedade discussão pública sobre a ocorrência e controle da doença no Estado, ouvindo técnicos, gestores públicos e criadores.

Já está agendada audiência pública estadual para quinta-feira (12), na Assembleia.

Postar um comentário

0 Comentários