Rádio Upacaraí

6 de agosto de 2019

DetranRS vai avisar motoristas aptos à reciclagem preventiva


Na segunda-feira (5), o DetranRS enviou pela primeira vez um aviso aos motoristas que atingiram entre 14 e 19 pontos na CNH. A mensagem de e-mail e SMS lembrará os condutores da disponibilidade da reciclagem preventiva para evitar a suspensão do direito de dirigir ao completar 20 pontos. Conforme regramento federal, a alternativa só está disponível para motoristas das categorias C, D e E (veículos de carga, passageiros e articulados) que possuem na CNH registro de permissão para exercer atividade remunerada com o veículo.

Receberão a mensagem, neste primeiro momento, 3.100 condutores aptos a fazer a reciclagem preventiva mapeados pela Procergs entre aqueles que cadastraram e-mail e número de celular no DetranRS e autorizaram o recebimento de mensagens do órgão. Esse número representa apenas 10% do total de condutores aptos a realizar o serviço, que chega a 30 mil no Rio Grande do Sul.

Avisos

A partir de agosto, o aviso será enviado mensalmente. O mapeamento da situação dos motoristas será feito sempre no primeiro domingo do mês, portanto, refere-se à situação do motorista naquela data específica. Essa situação pode ser alterada a qualquer momento, bastando o condutor ter confirmada uma nova infração em seu prontuário.

O motorista interessado em receber esse e outros avisos do DetranRS deve fornecer seu endereço de e-mail e número de telefone quando realizar algum serviço nos Centros credenciados do DetranRS ou se cadastrar na Central de Serviços do DetranRS através do site www.detran.rs.gov.br.

Reciclagem preventiva

O curso de reciclagem preventiva pode ser realizado assim que o condutor profissional das categorias C, D e E completar entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, evitando a suspensão do direito de dirigir que ocorre quando o condutor atinge os 20 pontos. Com a conclusão do curso, a pontuação por infrações de trânsito é retirada do prontuário do condutor. Apenas se somar outros 20 pontos nos doze meses seguintes ele terá a CNH suspensa.

O motorista interessado em fazer a reciclagem preventiva deve procurar o Centro de Formação de Condutores de sua preferência (em Dom Pedrito, o CFC Fênix, localizado na avenida Rio Branco, esquina João Manoel), e se matricular no curso preventivo de reciclagem, de 30 horas/aula, que pode ser realizado presencialmente no CFC, ou pela internet, na modalidade a distância (EAD), através dos portais das empresas cadastradas junto ao DetranRS. O serviço deverá ser concluído no prazo máximo de 40 dias. Para concluir, o condutor deve agendar o exame teórico no CFC e fazer a prova preventiva de reciclagem, aplicada pelo DetranRS exclusivamente na modalidade eletrônica.

0 comentários:

Copyright © FOLHA DA CIDADE | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top