Caravana AMRIGS em Dom Pedrito na próxima segunda-feira


Visando disseminar conhecimento e debater assuntos de extrema relevância, a Caravana AMRIGS chega em Dom Pedrito (RS), na segunda-feira (5). A atividade inicia às 11h, no auditório do Instituto Artístico Carlos Gomes.

Responsável por abordar o tema "comportamento suicida e autolesivo em adolescentes", o médico psiquiatra, mestre e doutor em Medicina e Ciências da Saúde, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rafael Moreno Araújo, explica que o apoio familiar é fundamental, mas é preciso que um profissional atue junto.

"As pessoas acreditam que apenas uma conversa resolve o problema do indivíduo com comportamento suicida, mas não é bem assim. Por isso, nesta faixa etária, pais e professores devem estar atentos e sempre encaminhar o jovem para atendimento junto a algum profissional de saúde com experiência em transtornos mentais", salienta.

O médico ressalta para os pais que o primeiro passo é conversar com o filho. Também é importante reconhecer o problema e não minimizar o que pode estar acontecendo.

"A maioria dos adolescentes que apresenta este tipo de comportamento está sofrendo com problemas familiares ou bullying. Muitas vezes os pais negam que algo possa estar acontecendo e tentam diminuir o sofrimento pelo qual os jovens estão passando", aponta.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3014 2007.

Postar um comentário

0 Comentários