Famurs premia município por projeto de limpeza e desassoreamento de córregos e valas


O prefeito Mário Augusto de Freire Gonçalves, acompanhado de servidores do Município, recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), em Bento Gonçalves, a premiação da 3ª edição do prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal numa promoção da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), com o projeto: Readequação e Manejo da Macro e Microdrenagem em Dom Pedrito, na área de meio ambiente.

“Essa é mais uma grande conquista da administração, motivo de orgulho para toda nossa equipe e a comunidade pedritense em sabermos que projetos desenvolvidos aqui possam servir de exemplo para todo o Estado”, enfatizou o prefeito.

O projeto tem a coordenação dos técnicos da Secretaria do Planejamento, Gestão Estratégica e Meio Ambiente e do Departamento do Meio Ambiente (Dema), com execução da empresa contratada para o serviço de desassoreamento e limpeza de valas e sangas. “O projeto foi desenvolvido com o objetivo de minimizar alagamentos e inundações”, explicou o geólogo Bruno Menegon.

No projeto enviado à Famurs, a equipe detalhou em imagens que os danos socioambientais podem ser minimizados através da limpeza e desassoreamento. Foram mapeadas áreas com necessidade urgente de intervenção e outras que necessitam de desobstrução através de hidrojateamento (ainda a ser executado). As drenagens existentes foram classificadas no projeto como boas, ruins e péssimas.

A limpeza e desassoreamento da macrodrenagem (recursos naturais) estão sendo realizados e os resíduos encaminhados para destino ambientalmente adequado.

O prêmio

Dom Pedrito concorreu com outros 374 projetos de 178 municípios do Rio Grande do Sul, nas seguintes categorias: Agricultura; Assistência Social; Comunicação Social; Cultura, Turismo e Lazer; Educação; Fazenda; Meio Ambiente; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde e Segurança Pública.

Entrega da premiação

A entrega da premiação ocorreu durante o 39º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, com o tema “Unidos Para Superar Desafios”, com a presença de prefeitos de todo o Estado na cidade de Bento Gonçalves.

Em paralelo ao Congresso, a Famurs também promove o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo.

As pautas elencadas pela Famurs foram escolhidas com intuito de abordar temas diversos com o propósito de levar conhecimento aos gestores municipais para que, de forma conjunta, possam transformá-lo em resultados para as comunidades.

Postar um comentário

0 Comentários