Autorização para privatização da CEEE é aprovada na Assembleia Legislativa do RS

Foto: Agência RBS

A autorização para a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) foi aprovada na noite desta terça-feira (2) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O projeto, de autoria do Executivo, teve 40 votos favoráveis e 14 contrários.

Ainda estão na pauta outros dois projetos semelhantes, prevendo a privatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). As votações foram viabilizadas pela derrubada da exigência de um plebiscito para que as três medidas sejam implementadas.

A definição da pauta foi acertada em reunião de líderes no fim da manhã. A sessão teve início às 14h. Nas galerias, servidores protestavam contra o projeto. Do lado de fora, entretanto, não houve manifestação.

Durante os encaminhamentos, deputados se dividiram entre os que criticam a medida e os que a apoiam.

"Precisamos compreender que o estado do Rio Grande do Sul e o governo Eduardo Leite usam os mesmos argumentos, as mesmas receitas de 30 anos atrás, e nós sabemos que o resultado foi pífio. O estado paga até hoje toda a conta do negócio malfeito naquela oportunidade", disse Valdeci Oliveira (PT).

"Não é uma questão de gostar ou desgostar, mas sim uma questão de necessidade. O estado do Rio Grande do Sul não tem mais capacidade de carregar empresas estatais, tanto CEEE quanto CRM, quanto inclusive o Banrisul, que eu espero que volte, que venha a deliberação nesta Casa muito em breve", contrapôs Fábio Ostermann (Novo).

Foram apresentadas 12 emendas ao projeto (veja os resumos de cada uma abaixo). Um requerimento do deputado Frederico Antunes (PP), dando preferência à votação do texto, sem que as emendas fossem analisadas, foi aprovado por 36 votos a 18.

Com a venda das empresas, o governo espera conseguir a adesão do estado ao Regime de Recuperação Fiscal, do governo federal, que prevê a suspensão do pagamento da dívida pública, além de obter recursos para investimentos, segundo o governador Eduardo Leite.

Emenda 1, de Dr Thiago Duarte

Considera o serviço da companhia essencial, não podendo ser objeto de monopólio privado.

Emenda 2, de Luiz Fernando Mainardi e outros 11 deputados

Determina que, após a definição da opção de desestatização, seja apresentado um novo projeto à Assembleia com detalhes e documentos sobre como será o processo.

Emenda 3, de Luiz Fernando Mainardi e Juliana Brizola

Determina que o próximo administrador da estatal herde as dívidas, financeiras, tributárias, legais e trabalhistas, e que fiquem também com os créditos de qualquer natureza, até o limite das dívidas, com devolução do excedente aos atuais acionistas.

Emenda 4, de Luciana Genro

Garante estabilidade de pelo menos dois anos aos funcionários da estatal.

Emenda 5, de Luiz Fernando Mainardi

Aplica a verba da venda da CEEE na construção de hospitais, escolas, presídios e no aparelhamento dos órgãos da segurança pública.

Emenda 6, de Dr Thiago Duarte

Aplica a verba da venda da CEEE na construção de hospitais, escolas, presídios e no aparelhamento dos órgãos da segurança pública.

Emenda 7, de Dr Thiago Duarte

Determina que valores resultantes de demandas judiciais referentes a Conta de Resultados a Compensar (CRC) sejam aplicados na construção de hospitais, escolas, presídios e no aparelhamento dos órgãos da segurança pública.


Emenda 8, de Dr Thiago Duarte

Determina que compromissos e obrigações financeiras da CEEE com a Fundação CEEE de Seguridade Social (Eletroceee) deverão ser integralizados em sua totalidade até a mudança na administração.

Emenda 9, de Dr Thiago Duarte

Determina que o passivo judicial da CEEE seja herdado pelo sucessor, não sendo mais devido qualquer valor pelo Estado.

Emenda 10, de Dr Thiago Duarte

Transfere concursados que ingressaram antes da alienação para a administração direta ou indireta, com salários inalterados, com extinção dos cargos em casos de demissão, dispensa, aposentadoria ou falecimento.

Emenda 11, de Dr Thiago Duarte

Mantém direitos dos servidores aposentados e pensionistas, com o estado arcando com possíveis diferenças remuneratórias

Emenda 12, de Dr Thiago Duarte

Determina que seja realizado Programa de Incentivo à Demissão Voluntária para concursados da CEEE.

Texto: G1/RS

Postar um comentário

0 Comentários