Atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Foto: divulgação/Departamento de Comunicação

Neste sábado, dia 18, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com o objetivo de chamar a atenção para a data, a Prefeitura, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social realizou atividades destinadas especialmente à rede de proteção e atendimento, com o intuito de levar a pensar, propor estratégias e participar da luta da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.

Entre as atividades realizadas durante a semana, a equipe técnica dos CRAS esteve nas escolas para realizar o 1º Concurso Cultural 18 de Maio, que teve participação das escolas municipais de ensino fundamental Alcides Maia, Herodiano Arrué e Argeny de Oliveira Jardim, onde crianças e adolescentes confeccionaram desenhos e redações com o tema “Proteja Nossas Crianças”.

Na manhã desta sexta-feira, dia 17, foi realizado no salão de atos do Conservatório, evento com a presença de autoridades, professores, conselheiros tutelares e demais integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente. Na oportunidade, os presentes assistiram a apresentações artísticas, premiação do concurso cultural e as palestras do professor Rafael Bueno da Rosa Moreira que tem diversos trabalhos publicados e projetos na área, na cidade de Bagé e o promotor de Justiça, Francisco Saldanha Lauestein, que deu importantes informações jurídicas a respeito da violência sexual de crianças e adolescentes.

Foram premiados no 1º Concurso Cultural 18 de maio:

Categoria Desenho

2º lugar: João Espíndola Goularte, 7º ano, Herodiano Arrué;

1º lugar: Ricardo Bitencourt Santos, 7º ano, Herodiano Arrué.

Categoria Redação

2º lugar: Bianca Lemos dos Santos, 9º ano, Herodiano Arrué;

1º lugar: Ritiele Machado Ribeiro, 9º ano, Alcides Maia.



Postar um comentário

0 Comentários