Safra de verão se aproxima do final, informa Emater-RS/Ascar


A soja está em fase final de ciclo no Estado, restando para colheita apenas 10% das áreas cultivadas, com muitas lavouras apresentando produtividade média entre 3.900 e 4.500 kg/ha. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar na quinta-feira (25), os produtores avaliam o comportamento das lavouras, cultivares e principalmente os rendimentos obtidos, iniciando o planejamento e composição para a nova safra.


Nas áreas de coxilha da região Sul, a colheita da soja apresenta rendimentos de até 75 sacas por hectare. Nas regiões em direção à fronteira com o Uruguai, as produtividades não deverão ultrapassar as 40 sacas por hectare, em razão das precipitações mais escassas nas últimas semanas.

Na Encosta da Serra do Sudeste, as produtividades serão bem consideráveis, acima de 60 sacas por hectare. A soja na região está com 55% da área colhida e 45% das lavouras estão em estágio de maturação.


Arroz



Da área de arroz, resta ser finalizada apenas 8% da área cultivada, com boas produtividades em torno de 8.240 quilos por hectare. Destaque para o município de Rio Grande, com produtividade que alcançou 9.100 quilos de arroz por hectare.

No Litoral Norte, na região Centro-Sul e em áreas lagunares, a colheita do arroz chegou aos 78%, restando 22% em fase de grãos maduros e por colher.

Postar um comentário

0 Comentários