Alunos de Torquato Severo prosseguem estudando no Caic

Foto: Yuri Cougo Dias/Folha do Sul

Ainda segue o imbróglio dos alunos do ensino médio, moradores de Torquato Severo, subdistrito de Dom Pedrito, que precisam se deslocar até a escola estadual Leopoldo Maieron (Caic), em Bagé para estudar, após o fechamento do ensino médio na escola Risoleta de Quadros.

O jornal Folha do Sul procurou a direção da escola para verificar se os estudantes continuavam cursando o Ensino Médio na instituição. Conforme o diretor do Caic, Paulo César Camargo Teixeira, o número de estudantes aumentou se comparado a 2018. “Estamos com cerca de 16 estudantes da Risoleta de Quadros. Os jovens já estão bem adaptados à instituição. Sabemos das dificuldades que encontram devido à distância que percorrem. Eles acordam bem cedo para viajar e enfrentam muitas dificuldades em dias de chuva para chegarem até aqui, visto que a estrada ‘Bagé-Lavras’ não favorece o trânsito quando chove. Mas alunos foram bem acolhidos pela comunidade escolar”, relata Teixeira.

Sobre o andamento do processo, a representante do setor Pedagógico da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, Jussara Brum Barreto, explica que, neste momento, a CRE está sob uma gestão pró-tempore e que o governo do Estado está recém-analisando os processos que estão tramitando. Ela explica que, recentemente, o governo lançou um edital de seleção para as coordenadorias regionais. Dessa forma, a atual gestão da coordenadoria é temporária até serem definidos os nomes que irão compor a administração da CRE. “No caso da Risoleta de Quadros, sabemos que todos os encaminhamentos legais foram realizados. O processo de solicitação do Ensino Médio chegou ao Conselho Estadual de Educação e, em fevereiro deste ano, foi transferido para o Departamento Pedagógico - Divisão de Estrutura e Funcionamento Escolar da Secretaria Estadual de Educação - para análise. O que se deve frisar é que o governo mantém seu olhar para atender a oferta de vagas para esses alunos, distribuindo-os em escolas para que possam ser absorvidos. Entendemos a solicitação da comunidade da Risoleta de Quadros, contudo, é importante salientar também o papel da escola Caic que recebeu esses estudantes , bem como da Prefeitura de Bagé, que apoia com o transporte”, conclui Jussara.

As informações são do jornal Folha do Sul. 

Postar um comentário

0 Comentários