9 de fevereiro de 2019

Vinhos, Aromas e Sabores


Tipo de Vinho

 Há diferentes tipos de vinho, que devem ser adquiridos e consumidos de acordo com o gosto de cada pessoa,  a ocasião e a harmonização com a comida. Podem ser classificados da seguinte maneira : 
1 - Cor : branco, rosado e tinto
2 - Presença do caráter "madeira" : com carvalho e sem Carvalho.
3 - Presença de dióxido de carbono : tranqüilo, frisante e espumante.
4 - Concentração de açúcar  : seco, demi-sec,  doce e licoroso.
5 - Variedade da uva :  varietal e assemblage ( corte)
6 - Estrutura/envelhecimento  : jovem e de guarda
7 - Finalidade - de aperitivo, para acompanhar refeições e de sobremesa.

Enoturismo

 Muito além de produtos e serviços que serão tendência no decorrer de 2019, o setor cresce sendo um dos propulsores da economia e geradores de emprego. Agentes de viagens, operadores, empresários e autoridades destacam sendo esse um dos setores com maior potencial. Momento de  aproveitar, ir ao jogo na luta por atração do visitante que consuma e hospede--se no município. O mundo conta hoje com 1,3 bilhão de pessoas viajando, aqui já aportam visitantes atraídos pelo vinho. 
Viagem Dom Pedrito,  paixão natural......

Decantação e Arejamento

 Há vinhos estruturados e envelhecidos que, dependendo da tecnologia de elaboração, formam depósitos de matéria sólida no corpo das garrafas. Esses depósitos não interferem na qualidade do vinho e nem na saúde humana, mas não devem ser vertidos para a taça. Se isso for feito, eles podem causar uma sensação desagradável no palato, à semelhança do efeito de areia extremamente fina, e prejudicam o aspecto do vinho, especialmente sua impidez. Esse problema pode ser solucionado decantando o vinho. Essa operação é realizada vertendo-se o vinho, sem agitar a garrafa, em um recipiente de vidro ou cristal, de preferência tendo uma base ampla. Essa operação deve ser realizada antes de servir o vinho, o tempo necessário para que haja a decantação. A decantação também proporciona arejar os vinhos, inicialmente reduzidos pelo tempo de permanência na garrafa. O aumento do potencial de óxido redução  (rH) do vinho melhora com o arejamento, exteriorizando a complexidade de seu bouquet.

0 comentários:

Postar um comentário

Em "Comentar como:"
Você pode comentar como "Anônimo"

Copyright © FOLHA DA CIDADE | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top