Vinhos, Aromas e Sabores


Regras para transporte de vinhos em viagens aéreas

 Vôos domésticos - na bagagem de mão o passageiro poderá levar até 5 litros.
Na bagagem despachada - em teoria, desde que embalados dentro da mala ou em embalagens especiais. O limite é o peso da franquia contratada.
Ou seja, se você tem direito a uma mala de 23kg você pode levar cerca de 12 garrafas.
  
 Vôos Internacionais - na bagagem de mão não é permitido.
Na bagagem despachada - Da mesma forma que nos voos nacionais o limite teoricamente é a franquia contratada. Mas é importante consultar regras alfandegárias do país de destino.

Espumante  X Champagne

 A primeira verdade é que todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. O espumante sofre duas fermentações naturais. Uma acontece com todos os vinhos e transforma açúcar da uva em álcool. A outra é quando o espumante adquire a efervescência as famosas bolhas (perlage). Esse último processo ocorre em tanques de aço inox pressurizados  (método charmant) ou na própria garrafa ( método chapenoise). As borbulhas chamadas de perlage, são bolhas de dióxido de carbono, que quanto menores e em maior quantidade melhor é considerando o espumante. Mas o que o champagne tem de diferente do espumante?  Ele só pode levar esse nome por ser feito na região de Champagne, no norte da França. Além da localização, precisam ser produzidos obrigatoriamente, à base de uva chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Cozinhar e harmonizar   (com espumante)
Pernil de Cordeiro com alecrim e espumante

 2 cebolas, 2 alhos, raminhos de alecrim a gosto, 4 talos temperinho verde, 3 de folhas louro, 1 pernil de cordeiro, suco de 1 limão,  espumante para marinar, sal e pimenta a gosto.

 Corte a cebola, o alho, o alecrim, o temperinho Verde e as folhas de louro. Disponha o cordeiro em uma assadeira e deixe-o marinando com os temperos, o suco de limao e ESPUMANTE. Tempere com sal e pimenta a gosto. Ideal deixar de um dia para o outro. Cubra o pernil com papel alumínio e leve-o ao forno a 180 graus por aproximadamente 1 hora. Retire o papel e deixe mais 1 hora assando.

Dom Pedrito paixão natural
#viagemdompedrito

Postar um comentário

0 Comentários