Querência Gaúcha

Abrindo a porteira 

 Terça passada,fiz uma visita aos meus parceiros do ctg Rodeio da Fronteira,oportunidade que acabei jantando com aquela gauchada,e colocando os assuntos em dia. Por lá encontrei os amigos Jairo e Carmen, Carlos Reinaldo, Alencastro Rodrigues(Kiko), Jorge Artur e Maria, Mauro e Marlise, Hilton Ender e Lelena e o Alvaro.

 Também nesta oportunidade estava presente a Equipe da Loja DELTASUL,que segundo seu gerente local Cândido Amauri Freitas, estavam comemorando festivamente os 5 anos de fundação da Loja em Dom Pedrito. Como a DELTASUL é parceira do ctg Rodeio da Fronteira em diversos eventos, o churrasco de confraternização só poderia ser aqui na sede social, o Cândido, prima muito pela tradição, e é um dos grandes apoiadores da nossa entidade. Parabéns, que venham muitos aniversários, e que esta Rede de Lojas continue em nossa terra, gerando empregos e progresso a nosso município !


174 Anos da Paz Farroupilha

 Há 174 anos atrás, os Revolucionários denominados FARRAPOS, reunidos em Assembleia, nos Campos do Ponche Verde, aceitavam os Termos de Paz, enviados por Duque de Caxias, comandante e Chefe do Exercito Brasileiro, que se encontrava acantonado as margens do Rio Santa Maria. Esta Assembleia declarava extinta a maior Guerra Civil do Brasil, Guerra esta denominada REVOLUÇÃO FARROUPILHA. Com este Ato, o Império assumia as dividas da República Riograndense, os praças e oficiais revolucionários que assim o desejassem poderiam ingressar no Exercito Nacional com os mesmos postos que ocupavam no exercito Farrapo, assim como aqueles que não o desejassem poderiam voltar a suas atividades civis. O grande líder da Revolução, e Proclamador da República Riograndense, General Antonio de Sousa Netto, não aceitou o tratado de Paz por discordar de alguns quesitos, e após a Assembleia de Ponche Verde, reuniu o que sobrou de sua  1ª Brigada de Cavalaria, e parte para a Estância de Piedra Sola, Uruguai, levando à frente, desfraldada ao vento sua Gloriosa Bandeira Riograndense. Hoje deixo a pergunta : SERÁ QUE NÃO ESTAMOS VIVENDO AS MESMAS CAUSAS QUE NOS LEVARAM A PEGAR EM ARMAS EM 1835 ?

 Os municípios estão em crise, o Estado esta em crise, não tem dinheiro para pagar seus funcionários e nem para socorrer os próprios munícipes, a saúde a segurança as dividas com a nação ! Tudo aquilo que foi acordado para a Paz Farroupilha, hoje caiu por terra! Comemoraremos a PAZ FARROUPILHA,OU A DERROCADA DA NAÇÃO RIO GRANDENSE?

CTG Herança Paternal

Associado as Comemorações da Semana da Paz,o ctg Rodeio da Fronteira estará desenvolvendo extensa programação no próximo dia 26 de fevereiro. A abertura será com uma palestra a cargo do renomado Poéta Riograndense ODILON RAMOS,após representações culturais.Lançamento do CD.do consagrado músico e compositor Pedritense,,CICERO GULART,hoje residindo em Santa Maria.Este índio cria de nossa terra,é um dos mais premiados músicos em Festivais de nosso Estado,onde conquistou diversas premiações e títulos,inclusive por aqui...mas um deles não vou enumera lo,não é seu Cicero? Mas sabe que tive vontade, e como somos bons amigos,vou deixar para outra oportunidade. Por certo neste lançamento o Cicero nos brindará com excelente espetáculo musical acompanhado pelos seus parceiros. Vamos aguardar. Outro detalhe, após estas apresentações, o ctg oferecerá um Jantar Por Adesão. Contamos coma presença de nossa população.

Postar um comentário

0 Comentários