Gestor da Corsan solicita fiscalização na Barragem da Serrinha


 O desastre de Brumadinho, barragem de rejeitos que ruiu no dia 25 de janeiro, deixando mais de 150 mortos, além de inúmeros desaparecidos, acendeu o alerta sobre a condição estrutural das barragens no Estado.

 Em Dom Pedrito, o gestor da unidade local da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Giosepe Maino Bica, solicitou fiscalização na barragem da Serrinha, utilizada pela Corsan no abastecimento ao município.

 Trata-se de uma fiscalização preventiva, pois, segundo Bica, se sabe que o assunto deveria preocupar a comunidade local.

 Ele solicitou, ainda na segunda-feira (11), a presença dos engenheiros da Companhia para uma avaliação da estrutura.

 “Já estive ali algumas vezes, ela não apresenta grandes problemas, mas até para deixar a população tranquila em relação a tudo isso, não custa pedir que se faça uma avaliação”, explicou.

 Fato destacado por Giosepe é que a barragem não apresenta uma diferença de cota suficiente para gerar um dano ao município, em caso de rompimento.

 A barragem fica localizada cerca de 7 km da zona urbana, tendo como principal acesso a estrada de Leões. Utilizada no abastecimento público, em segundo plano – o rio Santa Maria segue sendo o principal abastecedor.

Postar um comentário

0 Comentários