Vinhos, Aromas e Sabores


Rolha

 A rolha é sem dúvida nenhuma, o insumo mais importante na embalagem do vinho, por uma razão muito simples: é a única, à exceção da garrafa, que tem o privilégio de estar em contato com o vinho. Este contato não é igual de garrafa para garrafa; depende quando for aberto; poderá ser de meses ou anos, conforme a vontade do consumidor. As empresas escolhem o tipo de rolha e suas dimensões em função da necessidade de vedação e considerando que : 
- a rolha não deve permitir vazamentos 
- a rolha não deve transmitir gosto ao vinho

 O vazamento ou fuga de vinho nas laterais da rolha podem ser ocasionados por defeitos da rolhadeira, que na ação de compressão da mesma dos 24mm originais para 16mm necessários para introduzi-la ( lembrar a garrafa tem 18mm de diametro) formam canaletas ou por defeitos dimensionais da própria rolha (não perfeitamente cilindrica) ou da garrafa (conicidade acentuada).

Harmonização de pratos e vinhos 

 Este é um tema tão subjetivo, que prefiro tratá-lo com as generalidades já consagradas; harmonia e equilíbrio entre alimentos e vinhos é a base desse tema. Porém, não é nada simples obtê-los, já que é necessário conhecer as características gustativas de ambos. Dizer simplesmente que carnes brancas devem ser acompanhadas de vinhos brancos secos de boa estrutura ou tintos ligeiros não basta. É necessário saber que os pratos variam de sabor em função dos molhos ou acompanhamentos e que, conforme essa variação, podemos ter outras combinações.
Ou seja, o critério deverá ser, a maior imensidade de sabores dos pratos deve corresponder maior intensidade de sabores nos vinhos.

Transcrevo algumas recomendações: 
Sopas e massas - dependendo da cor do molho , brancos ou tintos secos.
Peixes defumados - brancos secos ou espumantes Brut
Moluscos - brancos secos aromáticos 
Carnes brancas - (frango, porco, coelho) brancos secos de boa estrutura ou tintos ligeiros 
Carnes vermelhas (bovina, caprina) tintos média estrutura 
Carnes escuras  (caças) tintos estruturados

 *Observação importante : saladas temperadas com vinagre não combinam com vinho. Sobremesas a base de chocolate são bem acompanhadas por um belo copo de água.

Postar um comentário

0 Comentários