Iniciam obras de saneamento na Sanga das Piugas


 Quem passa pela rua Júlio de Castilhos, na altura da Sanga das Piugas, deve ter percebido um verdadeiro canteiro de obras localizado em um grande terreno naquelas proximidades.

 Operários, construções temporárias, equipamentos, artefatos de concreto,  fazem parte da paisagem daquele local. Entramos em contato com Giosepe Maino Bica - Pepy, gerente local da Corsan, que nos confirmou tratar-se, sim, das tão esperadas obras de saneamento da Sanga das Piugas, algo bastante anunciado pela Companhia e pela prefeitura e que agora começa a se tornar realidade.

 Em contato com Pepy, ele nos disse que dia 15 de março os operários começaram a montar o que eles chamam de "mobilização de obra" e teriam até o dia 15 de abril para terminar este primeiro passo, que é esta mobilização e até a última semana do mês de abril deverá ser iniciada outra etapa, que contempla a abertura de valas para a instalação de tubos para a coleta do esgoto, entre outras atividades que estão dentro do cronograma de trabalhos.

 O serviço de saneamento constitui-se na ampliação da rede de esgoto tratado na cidade que hoje gira em torno de 15% em toda área urbana e, com esta medida, a Corsan pretende alcançar um número perto de 35% de rede de esgoto nos próximos 18 meses, que é o tempo previsto de duração do obra.

 Em palavras simples, significa dizer que todo o esgoto que hoje é despejado diretamente na sanga será captado por uma tubulação e bombeada para a estação de tratamento, que são aquelas lagoas vistas à esquerda da estrada que leva ao Ponche Verde.
 A obra também prevê a instalação de uma estação de bombeamento, 1.440m de tubulação por recalque e 1.351m de tubulação por gravidade.

 No total, serão 5.597m de tubulação, beneficiando 2.732 economias por meio de sistema de esgoto misto, que é aquele em que esgoto sanitário, as águas de infiltração e as pluviais são transportados pela mesma rede de canalizações. 
O investimento da Companhia é de aproximadamente 4 milhões e meio.

Postar um comentário

0 Comentários