Recadastramento biométrico - FOLHA DA CIDADE

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30 de janeiro de 2018

Recadastramento biométrico


 Desde outubro de 2015 todo o eleitor do Rio Grande do Sul que procura a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento, revisar seus dados ou mudar seu domicílio, tem seus dados biométricos coletados.

 Além desse recadastramento regular, que acontece sempre que o eleitor espontaneamente procura atendimento, também está sendo utilizado, para concluir o processo de coletas dos dados biométricos em determinados municípios, o mecanismo de revisão do eleitorado.

 Nesses casos o TRE define um período em que o eleitor é obrigado a comparecer sob pena de ter seu título cancelado. Em 11 de dezembro de 2017 o processo havia sido concluído em 400 municípios.

 Em outros 26 a revisão será encerrada até março de 2018. Nos demais 71 municípios a revisão vai acontecer após as eleições de 2018, em datas ainda a serem definidas.

 A previsão é de que o recadastramento biométrico seja concluído, em todos os municípios do estado, para as eleições de 2022.

 Em Dom Pedrito, dos 29.995 eleitores, somente 4.085 fizeram o seu recadastramento, ou seja, apenas 13,64% dos eleitores estão em dia com a nova tecnologia.

Ana Paula - Chefe do Cartório Eleitoral
 O que é o biometria?

 Biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação.

 Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

 Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório ou em posto da Justiça Eleitoral.

 O procedimento envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

 Aonde ir e o que levar?

O atendimento é realizado mediante agendamento. 
O horário de atendimento nos cartórios eleitorais é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.
Para o atendimento é preciso levar
1) Um dos documentos de identificação abaixo:
- RG original ou
- Carteira de Trabalho e Previdência Social ou
- Carteira Profissional emitida por órgão criado por lei federal (OAB, CRM, CREA, etc) ou
- Certidão de Nascimento ou
- Certidão de Casamento.
2) Comprovante de endereço em nome do eleitor (conta de luz, ou conta bancária, ou conta de telefone, etc, desde que contenha nome e endereço e seja recente).
3) Comprovante de quitação do serviço militar (homens com idade entre 18 e 45 anos) para o primeiro título.
4) Título de eleitor ou comprovantes de votação, se tiver.

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