Qual é a importância de tomar água? Roseli Explica

Nutricionista Roseli Smiderle

 Não esqueça de tomar água !!!!
 Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Estes nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a água.

 Depois do oxigênio, a água é o elemento mais importante para a vida. Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água.

 Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água. Realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo. Lubrificante das fezes, auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Absorve-se água em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino.

Auxilia nos casos em que há tendência à retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins que são os filtros do corpo. A água ajuda a regular a temperatura corporal. Nossa pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas com o ambiente externo.

 Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos. Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo de água pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.

Dicas de consumo:
–  usar com limão espremido
–  tomar o primeiro copo de água em jejum.
–  antes de beliscar tome um copo de água.
–  leve consigo uma garrafinha com água.
– prepare água aromatizada com ervas – alecrim, hortelã, canela, cravo, gengibre, manjericão…
– mantenha a água ao seu alcance, estando sempre à sua disposição e vinculada às atividades que desempenha a maior parte do tempo. Pode ajudar a formar o hábito.

Postar um comentário

0 Comentários