O trânsito e os Skates


 Na Semana Nacional do Trânsito, é oportuno registrar a constante disputa por espaço neste que já tem um comportamento bastante regulamentado.

 Embora não seja perfeito, como acontece a todas as leis humanas, o Código Nacional de Trânsito define as regras para uma boa convivência neste ambiente que é de todos. Em Dom Pedrito, a cena registrada nas imagens não é incomum, nem é de hoje. Meninos e meninas são vistos em skates, no meio da rua, disputando espaço com veículos e pedestres. Não se trata de condenar os jovens pelo simples desejo de fazê-lo, não é isso.

 É que a própria segurança deles está em risco quando procedem daquela maneira, sem falar dos automóveis que podem se envolver em acidentes de maior vulto. Talvez seus pais não saibam que eles assim se comportam. É mais um problema social do que de lugares específicos para a prática do esporte, visto que existe uma pista na Praça da Paz locais a eles destinada. Como resolver esse estado de coisas?  Deveria haver uma maior fiscalização desse tipo de ocorrência? Se algum acidente acontecer, não estará se deixando para remediar depois algo que se poderia prevenir agora? São perguntas que a sociedade precisa se fazer e responder para que o trânsito se torne mais harmônico.

 O fato é que, neste caso específico, uns e outros não podem continuar a ocupar o mesmo espaço, sob pena de a sociedade estar negligenciando ou se omitindo frente a mais um problema urbano.

 O que vai acontecer de agora em diante? É a pergunta que não quer calar.



Postar um comentário

0 Comentários