Silvio Bermann -
agora em 1.330 KHZ da Upacaraí
![]() |
| Bermann (à direita), foi recepcionado pelos colegas da Rádio Upacaraí. |
A saída do apresentador Silvio Bermann da Rádio Sulina, após mais de duas décadas ininterruptas a frente do seu tradicional programa de entrevistas, causou certo espanto a comunidade pedritense, e a aos seus ouvintes, em particular. Uma surpresa, não no sentido negativo, pois que ele apenas trocará de emissora. Seu programa seguirá o mesmo formato, com algumas adaptações, chamadas externas, por exemplo, no mesmo horário, pela Rádio Upacaraí. Assim, os seus ouvintes terão apenas que sintonizar nos 1.330 KHZ da Rádio Upacaraí para seguir acompanhando o programa de entrevistas que iniciou na "Upa" no ano de 1993. Bermann contou que não cogitava a possibilidade de uma mudança dessas no atual ponto da vida em que se encontra. Não que ele se considerasse incapaz de assumir esse desafio."É que com o passar do tempo, todos ficamos numa zona de conforto, acomodados a nossas rotinas, eu, então estava como que fazendo tudo no automático", falou Bermann. Ele atribui essa mudança a dois fatores principais: 1° - o horário do Programa 360 graus ter ficado vago após seu titular, Sérgio Roberto ter anunciado a sua saída recentemente. Aliás, Silvio não pretende de forma alguma substituir-se ao que ele refere como um excelente profissional, ao qual ele tem muito respeito. Bermann diz: "Sergio Roberto é insubstituível, pela linha de programa construída ao longo de muitos anos". 2° - quando ele deixou a Upacaraí, as portas ficaram abertas. Talvez este último motivo tenha sido o fator principal para ele estar retornando àquela que ele qualifica como a sua escola, onde ele teve a sua formação como profissional do rádio que é. A esse respeito é bom registrar: Silvio Bermann apresentou seu programa na Rádio Upacaraí de agosto de 1993 até o fim de 1997.
No seu último programa pela Rádio Sulina, emoção e invasão estiveram presentes. Explicamos. Enquanto Bermann conduzia seu programa, Pacase, Mancilhas e Norton invadiram o estúdio, no que Pacase nomeou como uma invasão do bem, momento que Bermann na sua contida emoção, pois que ele disse que se preparou para esse momento, na intenção de não externar sua emotividade demasiadamente, recebeu a despedida, o carinho e o reconhecimento de seus diretores e colegas. Silvio admitiu que na saída, depois de encerrado o seu derradeiro programa pelos 1.530 KHZ da Rádio Sulina, entre abraços e despedidas dos amigos de décadas, as lágrimas não ficaram contidas e rolaram discretamente pela sua face. Ao descer as escadas do prédio que frequentou por mais de vinte anos, o saudosismo e o desafio de recomeçar compunham um misto de sentimentos. No dia anterior, Silvio já tinha sido recepcionado na sua antiga casa. A família Upacaraí, como se intitulam os profissionais que lá trabalham, receberam-no com um delicioso churrasco nas dependências da rádio. Diante de tudo isso, Bermann se sente renovado, desafiado perante esse recomeçar. Não seria demais dizer: valorizado e reconhecido, pois que não é qualquer um que recebe um convite desses. Silvio finalizou a conversa com nossa reportagem dizendo: "A natureza da vida é movimento", fazendo referência ao movimento cíclico que comanda tudo em a natureza, e a volta a sua origem.
A partir do dia 14 deste mês, então, Silvio Bermann recomeça o programa de entrevistas mais tradicional da cidade, agora de cara nova. Quem gostava de ouví-lo, agora poderá vê-lo todas as tardes, de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h. Parabéns, Bermann! Parabéns, Rádio Upacaraí".



0 Comentários