Núcleo de Trânsito e Segurança Pública

Coordenador do Núcleo de Trânsito e Segurança
 Pública fala de projetos e dificuldades
Placas são alvo de vandalismo e, inclusive, tiros de arma de fogo.

 O Folha da Cidade entrevistou durante a semana que passou, Flávio Augusto da Cunha, o Guto como todos o conhecem e que comanda o Núcleo de Trânsito e Segurança Pública na atual gestão. Inicialmente, perguntamos a ele como o setor tem enfrentado a questão do vandalismo contra as placas de sinalização, que é um problema antigo, diga-se de passagem, mas que causa um grande transtorno para toda a comunidade. Guto concorda que este é um dos grandes problemas que tem enfrentado desde que assumiu o comando do núcleo. 

Integrantes do Núcleo de Trânsito
 e Segurança Pública
 Ele relata que postes de placas são entortados e quebrados, placas são pichadas, furtadas, danificadas por vândalos que querem, ou a placa em si, ou simplesmente causar danos. Ele salienta que este tipo de atitude causa um grande prejuízo para os cofres do Executivo, que tem que substituir esta sinalização, além da mão de obra que precisa ser empregada, o tempo dispensado, enfim, é um retrabalho que infelizmente não encontra solução a curto prazo, visto que depende da conscientização das pessoas, da educação moral que falta à grande parcela das pessoas que assim agem. Segundo dados fornecidos pelo setor, atualmente deve haver em torno de duzentas placas esperando para serem reinstaladas em locais onde acontecem vandalismo. Nas imagens é possível notar os danos causados à sinalização. Outra ação que deverá ser posta em prática em breve, é a pintura das faixas de pedestres.

Projeto Piloto

 Também está tramitando no Núcleo de Trânsito um projeto piloto que visa dar um destino ecologicamente correto aos pneus velhos. Trata-se da utilização destes pneus nas entradas e saídas de pontes do interior do município como forma de sinalização e proteção aos veículos.

Sinaleiras

 Está em estudo e já existe pedido de orçamento a uma empresa especializada para a instalação de semáforos, as conhecidas sinaleiras, em mais três pontos, sendo eles: Rua Moreira Cezar com Rua 21 de Abril; Rua Júlio de Castilhos com Rua Major Alencastro da Fontoura e Rua Moreira Cezar com Rua Andrade Neves. Esses equipamentos são hoje, uma necessidade, dado a grande frota de veículos que circula nas ruas da cidade.

Segurança Pública

 Guto fala que a curto prazo, o Consepro pretende instalar câmeras de segurança em mais três pontos que pediu para que não divulgássemos ainda, por questões óbvias, mas que será uma medida que auxiliará muito na prevenção e elucidação de muitos crimes. A criação da Guarda Municipal é uma pauta que está nos planos da atual administração, bem como o estacionamento rotativo, medidas que  estão se tornando cada vez mais necessárias, frente às mudanças do cenário social que vivemos.

Estacionamento da Rua Borges de Medeiros

 Fruto de muitas críticas e discussões, o estacionamento oblíquo que foi implantado naquela via na administração anterior, na tentativa de aumentar o número de vagas, e que foi novamente posto como era antes, visou, na ótica do chefe do setor, diminuir os riscos a que estavam expostos os condutores que por ali passavam, visto que veículos maiores como camionetes, por exemplo, dificultavam a passagem mesmo de carros pequenos, que dirá de ambulâncias, viaturas da Brigada militar e Corpo de Bombeiros. isto se dá também pelo fato de que a rua naquele lado é 50 cm mais estreita que o lado da praça, o que agravava a situação. "Foi por uma questão de segurança", finaliza Guto.

Estacionamento para motocicletas

 Dando seguimento à implantação de estacionamentos para motocicletas que iniciou na gestão anterior, Guto já têm em curso, projeto para implantação de mais quatro locais onde serão implantados os lugares próprios para estes veículos. São eles: Rua Moreira Cezar próximo a Rede Banana; Rua Júlio de Castilhos, próximo à loja Trânsito Livre; Rua Coronel Urbano, próximo ao Mini Mercado Viana e Rua Sete de Setembro, próximo ao Instituto de Educação Bernardino Ângelo.

Agradecimento

 Guto faz publicamente um agradecimento a todos os servidores que, direta ou indiretamente, auxiliam o trabalho do Núcleo de Trânsito, notadamente na recomposição da sinalização.

Postar um comentário

0 Comentários