Verão 2017

Balneário Passo Real
 tem atraído muitos pedritenses

 As altas temperaturas, que ultrapassam na grande maioria dos dias os 30 graus e transmitem sensações térmicas ainda mais elevadas, têm levado muitos pedritenses para se refrescar na prainha de Dom Pedrito, o balneário passo real.

 Principalmente nos finais de semana, a área é uma das principais atrações dos pedritenses, que reúnem-se com amigos e familiares para se refrescar nas águas do rio santa maria ou, simplesmente, sentar-se à sombra das árvores, comer um churrasco, tomar um chimarrão ou aquela cerveja ou refrigerante gelado.

 No final de semana passado, a equipe de jornalismo do Folha da Cidade visitou o local e pode conferir de perto o grande movimento. dentro ou fora da água, dezenas de carros e pessoas, até mesmo praticando esportes, como por exemplo, o voleibol improvisado nas traves de futebol, como mostra a imagem.






Salva-vidas solicitam cautela para os banhistas


 O balneário Passo Real está incluído entre os locais de águas internas abrangidos pela operação golfinho no estado. acontecendo pela 47ª edição, a operação busca a prevenção de afogamentos e acidentes em praias e rios abrangidos pela operação.

 O município conta, neste verão, com dois salva-vidas, que atuam durante toda a semana, das 9h às 12h e das 15h às 19h. em conversa com a equipe do Folha, o sargento Mauro informou que de uma forma geral, a população é cautelosa, porém, ele intensifica o pedido de cuidados básicos para evitar acidentes. "notamos que a grande maioria procura ficar próxima a área de cobertura dos salva-vidas. estamos sempre orientando as pessoas caso notamos que possam estar em risco, apesar disso, solicitamos para que as crianças só entrem na água junto com algum responsável e que este permaneça muito próximo dessa criança. evitar ingerir bebida alcoólica também é um cuidado importante, bem como evitar ir muito para o leito do rio, pois observamos que o rio santa maria possui uma corrente de água bastante intensa e que pode trazer riscos de afogamentos. caso isso ocorra, orientamos para que as pessoas tentem 'flutuar' e não nadar contra, além de solicitar ajuda", afirma o sargento, ressaltando que diante da necessidade de  auxílio ou dúvida, a população pode procurar os salva-vidas.


Um caso de salvamento


 Em Dom Pedrito, desde o início da operação golfinho, em dezembro, foi registrado apenas um caso de intervenção de salvamento por parte dos dois salva-vidas que atuam no balneário, o sargento Mauro e o soldado Rocha.

 O registro ocorreu no domingo (15), em uma área de banho de entrada de embarcações, a esquerda da guarita, fora da área de cobertura dos salva-vidas, porém, o salvamento foi realizado com êxito pelos profissionais. de acordo com o sargento Mauro, foram realizados os procedimentos necessários graças ao chamado de populares. "fomos avisados por algumas pessoas e fomos até o local. era um senhor que havia pego a corrente e conseguimos retirá-lo. realizamos os primeiros socorros, ele havia somente ingerido um pouco de água, não havia aspirado e após contato com o samu, foi verificado que não havia necessidade de socorro", relatou o sargento, destacando que a vítima havia confirmado a ingestão de bebida alcoólica.

Postar um comentário

0 Comentários