Terezinha e a luta para chegar na bancada da Câmara


 Muito cuidado e ajuda de, no mínimo, duas pessoas. Somente dessa forma a vereadora Terezinha Camponogara (PP), que possui Artrogripose Múltipla Congênita, consegue subir os lances de escadaria da Câmara de Vereadores de Dom Pedrito, desde que foi empossada no dia 1° de janeiro.

 A equipe do jornal Folha da Cidade acompanhou a chegada da vereadora à Casa do Povo, registrou imagens e pode perceber a dificuldade de Terezinha para poder ocupar seu lugar em uma sala do segundo piso para atendimento à comunidade e trâmites de documentos.

 Sem perder o bom humor, a vereadora relata que a ajuda das pessoas é essencial para que ela possa ir até sua bancada. "Não tem a mínima possibilidade de eu subir sozinha todas essas escadas. Além da minha assessora de bancada, todas às vezes peço a ajuda para um dos estagiários, que com muita sensibilidade e boa vontade, auxilia me puxando pelo braço enquanto sou empurrada pelas costas. Ainda assim, é muito cansativo e sinto muitas dores no quadril e nos punhos, pois eu os ajudo e acabo fazendo muita força", relata Terezinha.

 Já em seu gabinete, questionada quanto a questão da plataforma que será implantada no Legislativo nos próximos meses, a vereadora diz esperar que seja o mais breve possível. "Não sei se vou conseguir subir essas escadas por muito tempo ainda. Já participei de uma reunião de plenário no 3º piso e foi extremamente cansativo. Para descer é ainda pior, pois preciso fazer força para não cair, espero que a obra comece e termine o mais rápido possível, pois meu aparelho não comporta subir e descer escadas assim constantemente", afirma a vereadora, que, por lutar diariamente em favor da pessoa com deficiência nas questões acerca da acessibilidade, principalmente por presidir a Associação Pedritense do Deficiente Físico (Aspedef), logo nos primeiros dias de mandato, já solicitou ao setor de Almoxarifado e Patrimônio do Legislativo, a instalação nos banheiros de barra de apoio, bem como, ao presidente do Legislativo, o vereador Hilton Ender Lopes (PDT), que interceda junto à Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Públicos, a implantação de um estacionamento privativo para deficiente na frente da Câmara de Vereadores.

Postar um comentário

0 Comentários