Estilista gaúcha, filha de pedritense, mostra peças de sua nova coleção


 Passou alguns dias na casa dos pais, na propriedade rural, Rincão da Figura, em Dom Pedrito, do produtor rural, Humberto Machado, a estilista gaúcha Veronica Dreyer.

 Residindo atualmente em Florença, na Itália, Veronica já contabiliza 10 anos naquela região e 12 anos na Europa. Formada em Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), de Porto Alegre, Veronica relata ter começado na área desenhando sapatos, uma de suas paixões, na Pararaio, onde trabalhou até iniciar o curso de Design de Acessórios no Istituto Europeo di Design (IED), em Roma, em 2005.

 A estilista relatou, também, durante uma visita do jornal Folha da Cidade à Rincão da Figura, que a partir do início do curso começou a trabalhar como estilista para marcas internacionalmente famosas, como Valentino, Zara, Levi's, Benetton, Sisley, Brioni, Ermanno Scervino e Fornarina, desenhando sapatos e, posteriormente bolsas, produto criado por ela, atualmente, para a marca americana U.S. POLO ASSN, em Firenze, na Itália.



 Com relação às bolsas, todas em couro e possuindo acabamentos diferenciados, Veronica mostrou, durante o encontro, três modelos, para ocasiões distintas, que vão desde o mais social, com acabamento em superfície lisa, até bolsa de tamanho maior, prática, sem fecho.

 O destaque da estilista, atualmente, está ligado a um grande sonho, sua coleção de joias. "Sempre tive esse sonho, o de desenhar joias. Comecei a fazer minha coleção, com peças feitas de bronze e com banho galvânico, diferenciando no tom das peças conforme a coleção. Eu as desenho com base em ideias minhas e pesquisas sobre as tendências, mas são artesãos italianos que as fabricam na cidade de Florença, seguindo a tradição local secular de artes manuais de altíssimo nível", afirma Veronica.

 Em suas peças, pulseiras, anéis e brincos, mostradas pela primeira vez, a estilista utiliza o macaco e a abelha. Segundo Veronica, seu estilo é lúdico, um pouco brincalhão. "Gosto de 'jogar', mas sempre com conceito, que pra mim foi sempre importante desde a minha formação acadêmica em Arquitetura. São modelos simplificados, com peças figurativas. Uma parte da coleção é a abelha com seu favo-de-mel, onde às vezes ela 'segue' a linha da pulseira ou anel para alcançá-lo. Sempre gostei de abelhas, e atualmente é tão importante para nos fazer entender a crítica situação do mundo com a diminuição de seu número e o risco de sua extinção, visto que na China já realizam em muitos lugares, polinização artificialmente, pois elas estão em baixíssimo número, o que sinaliza o perigo que corremos. Já a outra parte da coleção consiste no macaco com sua banana, que às vezes, de cabeça para baixo num brinco a segura ou a procura num anel. O macaco transmite a brincadeira, o jogo, enquanto a abelha, a seriedade e a precisão", explica a estilista. 

 Um detalhe importante é a combinação de elementos distintos. As embalagens, para entrega das peças, são feitas em couro e envoltas em um laço de fita, modelo que segue a tradição de Firenze mas brinca com o moderno e delicado, romântico, marca registrada de Veronica Dreyer. 

 Istituto Europeo di Design (IED) - Roma

 Fundado em 1966, o IED opera no campo da educação e da investigação, nas disciplinas de projeto, forma, Artes Visuais e Comunicação. É um sistema educacional em evolução, oferecendo a jovens criativos uma educação completa, uma Cultura "Projeto" que irá acompanhá-los ao longo de suas vidas.

Postar um comentário

0 Comentários