Simpósio do Agronegócio

Unipampa e Sindicato Rural promoveram o I Simpagro

Nos dias 5 e 6 de setembro, foi realizado em Dom Pedrito o I SIMPAGRO – Simpósio do Agronegócio, iniciativa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em parceria com o Sindicato Rural de Dom Pedrito, que teve como temática “Gestão, inovação e sustentabilidade na Campanha Gaúcha”. O evento oportunizou a realização de palestras com profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente. O projeto foi  elaborado pelo professor Rodrigo Lisboa e pela administradora Caroline Mainardi, com realização da Unipampa/Dom Pedrito, em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio – PPGAGRO e com o apoio do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio e do PET Agronegócio. “Ressaltamos que o evento só foi possível com o engajamento de grandes parceiros, os quais não mediram esforços para nos ajudarem a viabilizar esse simpósio. Um agradecimento especial à patronagem do CTG Herança Paternal, às empresas locais, ao Rotary Obelisco da Paz e ao Sindicato Rural de Dom Pedrito”, destaca Caroline Mainardi.

Realizaram a abertura do evento o prof. dr. Fernando Zocche, diretor do campus Dom Pedrito da Unipampa, e o presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, advogado Luiz Augusto Gonçalves. Confira a programação do evento:

Steven Dubner com a Comissão Organizadora do SIMPAGRO.

Programação do dia 5

 Na noite de 5 de setembro o primeiro palestrante foi o professor Cláudio Marques Ribeiro, o qual possui  graduação em Agronomia pela Urcamp, mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de Lavras - UFLA e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Ufrgs.  Foram mediadores da palestra os professores dr. Acélio Fontoura e o dr. Vinicius Dalbianco.

 O segundo palestrante do dia 5 foi o professor dr. Velci Queiróz de Souza, engenheiro agrônomo e que possui pós-doutorado em Agronomia pela UFPel. O professor Velci trabalha em conjunto com pesquisadores de algumas das mais importantes universidades do país, como USP, UFSM, UFPR e UFpel, sendo profundo conhecedor de cenários do agronegócio e melhoramento genético vegetal. Foram mediadores os professores dr. Fernando Zocche e o dr. Rodrigo Lisboa.

                                           Programação do dia 6

Mostra Científica
 No dia 06 de setembro, durante o dia todo, no saguão da Unipampa aconteceu a I Científica, que valorizou os estudantes de nível técnico e superior das instituições de ensino do município, estimulando os estudantes do ensino médio a seguirem seus estudos na educação superior através da apresentação de trabalhos de cunho técnico e científico relacionados ao setor do agronegócio. 

 O primeiro palestrante foi o professor Cristiano Machado Costa, que possui graduação em Ciências Econômicas pela Ufrgs, mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas - RJ e doutorado em Economia pela University of Pennsylvania (EUA). Vinculou-se à Unisinos em 2014, onde atualmente é professor assistente, dedicando-se a projetos de pesquisa e ao ensino em nível de graduação e pós graduação em cursos da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos na área de Ciências Contábeis. O professor também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios na Escola de Direito da Unisinos. A mediação esteve a cargo de  Juliano Oliveira, gerente da unidade Sicredi Dom Pedrito e do dr. Osmar Nunes.

 O segundo palestrante foi o professor Steven Dubner, formado em Educação Física e que trabalha há mais de 33 anos em esporte para as pessoas portadoras de deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Steven é um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes. O professor foi técnico da seleção brasileira em várias modalidades, trabalhou e competiu em diversos países da América, Europa, Ásia e a África. Atuou também junto ao Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas e participou de diversas Paralimpíadas.  Foram mediadoras desta palestra a voluntária Fátima Pilecco, representando a Associação Pedritense do Deficiente  Físico (Aspedef), e a administradora Caroline Mainardi, coordenadora do Projeto de Responsabilidade Social. O evento foi aberto ao público, onde foram arrecadados alimentos que foram doados à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Postar um comentário

0 Comentários