Área do Projeto Bioma Pampa é alvo de arrombamento com furto


 No dia 12 de setembro passado, às 19h, foi registrado Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Dom Pedrito, notificando arrombamento seguido de furto na área experimental do Projeto Biomas, localizado neste município, na Estância Guatambu Invernada Caveiras, de propriedade de Valter José Pötter.


 A professora Anabela de Oliveira Deble, que representa a Urcamp nesse projeto, esclarece que o local é cedido pelo produtor. Trata-se de uma iniciativa realizada em parceria com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), nos 6 biomas brasileiros, com a missão de apresentar aos produtores rurais modelos de uso da árvore com fins econômicos e ambientais.

 Para isso, são pesquisadas formas de uso da árvore, seja em Áreas de Preservação Permanente – APP, Área de Reserva Legal – ARL, ou mesmo em Áreas de Sistemas Produtivos – ASP. Os resultados de pesquisa poderão contribuir para futuras discussões visando ao aprimoramento da legislação ambiental brasileira.

 Aqui em Dom Pedrito, o Projeto Bioma Pampa é desenvolvido pelos professores Anabela  (Urcamp) e Leonardo Deble (Unipampa), um técnico agrícola – que foi quem comunicou a ocorrência na DP -, uma secretária, duas bolsistas e um viveirista, que é o sr. Írio Vieira. No local estão sendo realizados não apenas estudos científicos sobre plantas nativas e exóticas que melhor se adaptam neste Bioma Pampa, mas também produzidas mudas que serão disponibilizadas inclusive para efeitos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
  
 O comunicante do arrombamento/furto, Albino Silva, informou que na área existem dois contêineres onde são guardados os materiais do projeto, e que no dia do fato esses referidos contêineres foram alvo de furto. Relata que os cadeados das portas desapareceram e do interior dos contêineres foram furtados: dois carros de mão, duas roçadeiras do tipo costal, marca Stihl FS 160, máscaras, um aparelho de choque de cerca elétrica, uma moto-bomba Toyama juntamente com a mangueira e mangote de submersão, duas lâmpadas e um chuveiro usado. Declarou o comunicante que não possui suspeitos e na estrada ficou apenas rastro de roda de carro de mão.

Postar um comentário

0 Comentários