Confira como encaminhar a Carteira do Idoso


Ilka Carvalho
  Existem três tipos de  carteirinha do idoso,  todas confec- cionadas em Dom Pedrito. O Folha da Cidade foi atrás das informações para esclarecer as dúvidas que muitas pessoas têm a respeito do assunto.

 Uma das carteiras é a emitida pela Fetapergs (Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Estado do RS), através da AAPP (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Dom Pedrito). O presidente desta entidade, Izabelino Espinosa, emite na hora tal documento, bastando apresentar um comprovante de que o aposentado tem renda de até 3 salários mínimos mensais (que pode ser fornecido pelo INSS ou um contracheque bancário), fotocópias da RG e do CPF, 1 foto 2X2 e pagamento de taxa no valor de R$ 20,00. O idoso precisa ter, no mínimo, 65 anos de idade e esse documento, que vale por 2 anos, dá o direito de viajar em ônibus intermunicipais e interestaduais, com 40% de desconto sobre o valor da passagem. A AAPP fica na Av. Rio Branco, 1614 e o atendimento é feito em horário comercial. Outra carteirinha é fornecida pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SMTAS). Ilka Carvalho, coordenadora do Setor de Apoio ao Idoso, daquela Pasta, explica que esse documento é aquele que permite aos idosos, também com idade a partir dos 65 anos, utilizarem os ônibus de trajeto urbano, serviço hoje prestado pela empresa Sosal, de forma inteiramente gratuita. Para encaminhar a carteirinha, o interessado deve comparecer à SMTAS (na esquina do Hospital São Luiz, pela rua Coronel Urbano) munido de 1foto e um documento de identidade para provar a idade mínima. 

   A carteira é fornecida gratuitamente.  Pessoas deficientes também podem ter esse documento, independentemente da idade. E, de acordo com Ilka Carvalho, ainda existe uma terceira carteira, fornecida também pela Secretaria de Assistência Social às pessoas com idade mínima de 65 e com renda familiar de até 3 salários mínimos, documento esse que dá direito a passagens interestaduais com até duas poltronas gratuitas por ônibus ou, a partir da terceira poltrona, desconto de 50%. Para encaminhar essa carteira, o cidadão deve comparecer à SMTAS munido de todos seus documentos pessoais para preencher o formulário de Cadastro Único – Cad-Único.

Postar um comentário

0 Comentários