"Colorado" tem acervo histórico do Sport Clube Internacional


  O jornalista pedritense Ricardo Simões, mais conhecido na cidade pelo apelido de ‘Colorado’ e que já foi cônsul do Sport Club Internacional em Dom Pedrito, possui um grande acervo particular do clube de seu coração, segundo diz o único que possui registro no Conarq (Conselho Nacional de Arquivos). Coincidentemente, garante Ricardo, o seu, juntamente com o site oficial do Inter, são os únicos dois acervos registrados em nível nacional naquele órgão.

  “Ganhei minha primeira camiseta do Inter de meu pai, Luiz Hernani Melleu, quando o clube conquistou a Copa do Brasil, em 1992, e eu tinha 6 anos de idade”, conta Ricardo, explicando que possui em seu acervo mais de 500 documentos em diversos suportes, que preservam a história do Internacional. “Destes, os 320 considerados por mim como os mais importantes, estão disponíveis no site. E cada item possui descrição explicativa junto à imagem”, destaca. “É minha forma de homenagear a  linhagem de colorados da família, que começou pela minha avó, Clementina Melleu”, sentencia.

 A peça considerada mais preciosa é uma camiseta da campanha de 1975, quando o Inter conquistou o título do Brasileirão. Nela, constam os autógrafos dos jogadores Valdomiro, que fez o cruzamento, e Figueroa, autor do gol na vitória de 1 X 0 sobre o Cruzeiro (MG), no dia 14 de dezembro daquele ano. A propósito, um depoimento de Figueroa está entre os destaques do endereço eletrônico. As principais partes do site (www.ricardocolorado.com.br) -  história do Internacional, carta de apresentação (do acervo) e perfil também estão disponíveis na língua inglesa, com tradução de Patrícia Tassinari, professora de Inglês do CCAA.

  “Além da versão para PCs e notebooks, a linguagem de programação do site foi cuidadosamente projetada, a fim de adaptar-se perfeitamente a celulares e tablets, funcionando quase como um aplicativo e garantindo qualidade de acesso a todos os usuários, independente do meio utilizado para efetuar a visualização do conteúdo”, esclarece Ricardo, que ainda pode ser contatado pelo e-mail (coloradodp@gmail.com) ou pelo telefone (53) 9996-8402

Postar um comentário

0 Comentários