Previsão é de chuva no fim de semana e tempo estável para a próxima semana

 


A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul indica o retorno das chuvas na maioria das regiões durante o fim de semana, seguido de tempo estável.  É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 28/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Neste sábado (13), um cavado em altos níveis atmosféricos atuará sobre o nordeste da Argentina, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, provocando instabilidade no tempo e, por consequência, precipitações de intensidade moderada na metade norte do estado, principalmente nas regiões do Planalto Médio e Central, Norte e parte da Região dos Vales. A nebulosidade deve aumentar em todas as regiões, diminuindo o risco de geadas. No decorrer do dia, as temperaturas serão mais amenas.


Já no domingo (14), a mesma configuração atmosférica se repetirá e a precipitação abrangerá todo o Estado, podendo ser observadas chuvas de intensidade elevada sobre a Região Sul, próximo às cidades da Costa Doce, como São Lourenço do Sul e Pelotas. As temperaturas seguirão mais amenas no decorrer do dia em relação aos dias mais frios da semana.


A tendência para o início da semana é de tempo estável. Na segunda-feira (15), o sistema de altos níveis se deslocará em direção ao Oceano Atlântico, provocando precipitação de intensidade leve sobre a Região Metropolitana e Litoral Norte. Enquanto isso, nas demais regiões, o tempo estável retornará gradativamente por influência do anticiclone migratório. A previsão é de que as temperaturas sejam mais amenas ao longo do dia.


Na terça-feira (16) e na quarta-feira (17), a tendência de tempo estável em todo o Rio Grande do Sul se concretizará, podendo ser observadas temperaturas mais amenas entre as manhãs e tardes e nebulosidade sobre a região Sul.


Para os próximos sete dias, os prognósticos indicam chuvas de volume mais intenso para o Norte, Nordeste e Litoral do Estado. Nestas regiões, os volumes acumulados podem chegar até 100 mm. A previsão indica chuvas de volumes moderados, entre 30 e 50 mm, para as regiões da Serra, dos Vales, Metropolitana, Campanha, Central, Noroeste e partes da região Sul. São esperados volumes menos expressivos, entre 20 e 50 mm. Menores volumes de chuva devem ser observados na Fronteira Oeste e extremo Sul do RS, de até 20 mm, havendo até pontos com ausência de precipitação.

Postar um comentário

0 Comentários