Obra da Barragem do Taquarembó está em andamento

Barramento ainda não está concluído

 Recentemente, a reportagem do jornal Folha da Cidade realizou uma visita à área de construção da Barragem do Taquarembó, que está, segundo o presidente da Associação dos Usuários da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (Ausm) Eldo Costa, com 85% das obras concluídas.

Responsáveis pela obra, com Eldo Costa, Peterle e Jesus Melleu
 A equipe de jornalismo e o diretor do Folha, Jesus Melleu da Fontoura, visitaram a área compreendida de 42.000 metros de área cercada, acompanhado de Eldo Costa, do presidente do Conselho de Administração, José Antônio Peterle e do responsável pelo canteiro de obras da Construtora Sanenco, Luiz Romeu D’Andrea, vencedora da Licitação para conclusão da obra após a saída da Empresa Odebrech. A obra, para conclusão pela Sanenco, foi orçada em R$ 76.663.120,58, valor considerado dentro do chamado “critério de aceitabilidade de preços” e atendeu todas as demais exigências do edital.

 A licitação contempla, além da conclusão das obras do barramento, também a construção de 2.000 metros de aterros para contenções laterais, comportas, sistemas elétricos e mecânicos, a ponte sobre o arroio Taquarembó no Passo do Guterres, na ERS 630, retirada de mata ciliar do interior do lago a ser formado pela barragem, recuperação e cercamento da área de preservação permanente da barragem e o enchimento do lago com retirada e realocação de fauna e espécies vegetais preservadas, da área do alague, que chega a 1050 hectares. Há previsão de plantio de 340 mil árvores para recompor a vegetação da área de desmatamento.

 A obra conta, atualmente, com dois diques e parte do barramento construídos, cerca já em boa parte da área da barragem, desmatamento em andamento e máquinas trabalham a todo vapor para que se chegue à profundidade final do canal que levará a água do alague da barragem, com profundidade máxima em torno de 26 metros, até a comporta e desta até os canais de irrigação. Ao todo, cerca de 80 funcionários trabalham na construção da barragem, sendo boa parte da mão-de-obra, de Dom Pedrito. A previsão em contrato para conclusão da Barragem do Taquarembó, é final de 2017.

Postar um comentário

0 Comentários