Estão em final de obras as quatro salas que estão sendo construídas nas Escolas de Educação Infantil Santa Terezinha e Beto Severo. Após concluídas, as duas escolas funcionarão com duas novas salas cada uma, possibilitando a oferta de novas vagas nos educandários.
De acordo com a secretária de Educação, Gerusa Franco Severo, a oferta de novas vagas ocorrerá conforme a necessidade do bairro, sem deixar de seguir alguns critérios. "Fomos orientadas pela Promotoria Regional de Educação de Santa Maria, a qual Dom Pedrito integra, a, no momento de oferta de vagas, respeitar os critérios do Bolsa Família e vulnerabilidade, ou seja, conforme a necessidade do bairro, de acordo com uma lista de espera, terá prioridade quem se enquadrar nestes critérios", explica.
![]() |
| Santa Terezinha: sala é ampla e bem arejada. |
Acompanhada da professora e supervisora de Educação Infantil da Smec, Ana Paula Bálsamo, a secretária Gerusa também informou acerca de outro projeto da Smec, a ampliação da Escola de Educação Infantil José Tude de Godoy. "Estamos nos organizando para esse projeto, que já tem recursos para, pelo menos, a construção de uma sala com banheiro. Enquanto isso não ocorre, estamos melhorando o local através da renovação da pintura", conta Gerusa.
Questionada quanto ao quadro de professores e atendentes para suprir o aumento de vagas, Gerusa diz estar aguardando uma solicitação feita ao prefeito Lídio Bastos para nomeação dos aprovados no último concurso público, bem como tramita na Câmara de Vereadores uma solicitação para abertura de mais vagas para os profissionais, além das disponíveis por meio do concurso. Gerusa destaca também, outro benefício com a nomeação dos concursados. "Estamos com tudo organizado para abrir, depois das nomeações, outra turma, provavelmente de berçário, na Escola de Educação Infantil Marly Cassol, o que irá beneficiar muito aquela comunidade", informa.
![]() |
| Salas seguem o mesmo padrão nas duas escolinhas. |
Vagas de pré-escola
A Smec lembra ser obrigatório matricular na rede de ensino, crianças de 4 e 5 anos na pré-escola. Segundo a secretária Gerusa, algumas escolas ainda possuem vagas. "Estamos fazendo um chamamento, pois ainda existem crianças fora da escola. Dos 100% que deveriam ser atingidos, temos, atualmente, 87% das crianças dessa faixa na escola. É importante os pais se conscientizarem que já é obrigatório seu filho (a) estar na escola", ressalta.
![]() |
| Na Beto Severo, banheiro anexo a sala. |
Escolas Rurais
Quanto a oferta de vagas nas escolas municipais do interior, a secretária diz que a extensão territorial do município acaba gerando problemas isolados. "Sabemos que há um caso pontual no interior, assim como o de uma criança que reside a muitos quilômetros e, por ser muito pequena, não tem condições de sair muito cedo e sozinha para estudar em uma escola longe, mas estamos estudando o caso e procurando meios de ofertar esta vaga", afirma a secretária.
Solicitada a fazer uma avaliação da Smec frente as atuações em prol do município, a secretária diz acreditar estar atingindo o esperado. "Estamos cumprindo a meta para 2016 e tentamos conduzir a secretaria da melhor forma possível e com o máximo de qualidade no serviço", declara




0 Comentários