Construída em meados de 1943, a ponte sobre o rio Santa Maria é o principal local de tráfego que liga a sede do município a diversas propriedades rurais, incluindo o Obelisco da Paz, marco da história pedritense, e a Três Vendas, localidade conhecida pela tradicional Festa de São Domingos e divisa com o Uruguai.
A ponte também é o principal acesso para o escoamento da safra do interior do município, comportando toneladas de grãos diariamente em caminhões e bitrens, pelas ERS 634 e VRS 853. Recentemente, após relatos de munícipes que trafegam pelo local, a equipe de jornalismo do Folha foi verificar a situação estrutural da ponte, pelo menos na via de tráfego. Em alguns horários a movimentação é intensa. Durante o período em que a equipe esteve no local, por no máximo 10min, pelo menos 6 veículos passaram pela ponte, o que mostra a intensidade do tráfego e a necessidade de uma estrutura forte e adequada. Como mostram as imagens, a área de passagens possui diversos pontos onde a estrutura está comprometida, com buracos que deixam os ferros à mostra. Analisando esses pontos, o que se percebe é que houve uma tentativa de melhora há algum tempo atrás através da colocação de cimento, porém o material já se desgastou e novamente os ferros das vigas aparecem.
A situação da ponte já gerou preocupação para vereadores da Câmara Municipal. Em uma reunião no dia 17 de novembro de 2015, na sala das comissões, os vereadores Jorge Vogel, Dionil Pereira, Luiz Carlos Moraes Costa, Sérgio Roberto Vieira, José Alberto Madeira Corrêa e Douglas Peralta, questionaram ao superintendente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), dr. Nelson Martins, que esteve no município, a cerca da estrutura da ponte. Na ocasião, o superintendente relatou que segundo o engenheiro do Daer, Roberto Zago, a ponte não possuía problemas estruturais, isto no 1º semestre de 2015. "A ponte é segura, o problema é o pavimento, mas será feito um quebra-galho, um remendo com material asfáltico", informou o profissional na época.
Pela situação atual em que se encontra o pavimento da ponte, nada foi feito. Enquanto isso, o município segue aguardando providências para melhorias no local.

0 Comentários