Vinhos, Aromas e Sabores - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

Vinhos, Aromas e Sabores

   ENÓLOGO E SUAS DECISÕES
   Muito antes de plantar suas parreiras e de convidar artistas para criar os rótulo de seus vinhos, há  que se estabelecer o tipo de vinho que se quer fazer. 
Um bom vinho é, no caso dos brancos, aquele que tem uma bela definição aromática, uma harmonia entre a acidez e o álcool e, no caso dos tintos, uma bela qualidade de tanino.
A acidez de um vinho provoca salivação  (justamente para diminuir a acidez na boca) e é  bom acompanhante para a comida.
Portanto, se o enólogo decidiu produzir vinhos brancos frescos e aromáticos há de fazer suas avaliações pré-colheita para verificar se as uvas já estão ricas em ácidos em equilíbrio com o teor de açúcar.
Entretanto, se a sua opção tiver sido por vinhos tintos, tratará de verificar se as suas uvas, além de um bom teor de açúcares, apresentam um adequado teor fenólico de taninos e antocioninas ( pigmentos )que garantam cor, muita cor. Finalmente, se o objetivo é fazer um vinho licoroso, ele há de deixar suas uvas no pé até ficarem supermaduras com altíssima concentração de açucar.
E, qualquer que tenha sido o tipo de vinho escolhido, se a opção foi por um vinho potente, isto é, alcoólico, a maturação das uvas terá de ser muito boa e a atenção redobrada, pois à medida que as uvas amadurecem, perdem a acidez e vão ganhando açúcar até o ponto que em que o açúcar para de se formar  (o que pode ser um desastre ) e os acidos, indiferentes, continuam a desaparecer. 


       
Assim, uma vez que as uvas tenham alcançado os parâmetros estabelecidos previamente, é chegado o momento da colheita. Os dias que antecedem a vindima, ou colheita, são tempos de uma adrenalina e observação. 
Chuvas às vezes se fazem acompanhar por ataques a fungos e podem levar por água abaixo o trabalho de um ano inteiro. Por isso, além de precisar torcer para que não haja chuvas e pragas, o enólogo(a) há de monitorar com nervos de aço  e auxílio de tecnologia o grau de amadurecimento de suas uvas. A qualidade dos frutos é fundamental. Isto posto, colhem-se apenas os frutos realmente bons, logo cedo pela manhã, quando a temperatura não está alta. Nos bons vinhedos a colheita é manual : os cachos são cortados com tesoura pelo pendúnculo e colocados numa cesta ou caixa plástica não muito funda para evitar que o peso das uvas de cima esmague as de baixo, o que daria o processo de fermentação antes da hora.
#Dom Pedrito, paixão natural
#Beba vinhos, faça amigos
#Viagem Dom Pedrito
#Enoturismo  

Publicada em, 28 de março de 2020.

19 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom sua materia

lena silva disse...

Acompanho e aprendo lendo a coluna....vinhos aromas e sabores

Antonia disse...

Aprendendo e deliciando-me com as materias
Todos os finais de semana esperando

Maria Jussara disse...

Estou degustando mais vinhos depois de ler a coluna

Sergio disse...

Aprendendo

MATEUS KLEIN RINALDI disse...

Simples, claro, didático e instigante. Aprender sobre o vinho nos ajuda a fazer melhores escolhas. Parabéns.

Beti Klein disse...

Algumas pessoas dizem que para se tomar um bom vinho é necessário apenas ter dinheiro, mas sem conhecimento é difícil apreciar um bom vinho.
Na minha opinião oque faz toda diferencia é ter a companhia certa.

Unknown disse...


Materia muito interessante, cada vez mais apaixonada pelos vinhos !!

Ana Ambrósio disse...

Excelente matéria, fiquei curiosa em saber quais são as leveduras selecionadas acrescentadas ao mosto que garantem um desenvolvimento ideal do processo.

Ana Ambrósio disse...

Fantástica esta matéria, confesso que me deparei com termos que desconhecia, e fui me informar, de fato este mundo do vinho é complexo e fascinante.
Parabéns, ansiosa por saber mais.

Ianara disse...

Moro em Santa Maria comecei a ler a folha da cidade agora e achei a matéria excelente, clara e de fácil entendimento. Quero saber mais sobre vinhos e Enogastronomia.

Ianara Pires disse...

Parabéns! Adorei a matéria,aorendendo cada vez mais.

Gilmara disse...

Muito interessante,vou procurar aprender mais.

Unknown disse...

Muito boa a tua matéria...continuo aprendendo.

Ianara disse...

Parabéns... excelente a matéria, aprendendo cada vez mais.

Ianara disse...

Matéria muito interessante...aprendendo sempre.

Lucia disse...

Magnifica a materia dia 1/02/2020...aprendendo

Lucia/Floripa

Ana Ambrósio disse...

Magnifico tutorial, ao ler visualizei cada detalhe.
Parabéns!

Antonia disse...

Linda materia/homenagem as mulheres do vinho. Aprendemos mais sobre vinhos a cada dia nesta informativa coluna


Lucia Suñe

Página inicial

Post Ads