Vinhos, Aromas e Sabores

VOCÊ GOSTA DE VINHO? 



           Alguma vez pensou em abrir ou não um vinho especial ou deixá-lo atingir seu melhor potencial. Talvez expressamos que pode ser ruim a situação : controlar a curiosidade e criar expectativas sobre um rótulo em prol de degustar um vinho evoluído e mais maduro. Bem, poderá concluir, nada de envelhecer vinhos nunca degustados antes. O conceito de auge outro momento vamos comentar. Uma das questões mais prementes para apreciadores de vinhos são "quais devo comprar ?". Hoje é fácil você decidir, boletins por assinatura, artigos jornais, cursos etc etc. Aliás, alguns vinhos não envelhecem, eles transformam-se.
Sempre bom comprar umas boas garrafas.
Vinhos e estação : antes comentar, é importante esclarecer que não há vinhos específicos para esta ou aquela estação. O que acontece é  que o clima tem influência sobre algumas escolhas de nossos alimentos e consequentemente sobre as bebidas que os acompanham. Se no inverno preferimos pratos mais calóricos e gordurosos ( que aquecem e ajudam a enfrentar o frio) o melhor é  selecionar vinhos que não sejam ofuscados pela robustez da comida. O objetivo é evitar o desconforto de sentir o vinho simplesmente sumir ao acompanhar pratos como massas suculentas, assados, queijos ou fondues. Uma boa dica é escolher vinhos mais concentrados e alcoólicos, com bom corpo e estrutura.
Castas como Tannat, Cabernet Sauvignon, Malbec e Syrah são mais propensas a se darem bem nos dias frios.
Há brancos que vão muito bem nos dias frios, por serem complexos, passarem por madeira e apresentarem boa acidez e uma bem-vinda e moderada untuosidade. Em boa parte dos casos, esses brancos são elaborados com chardonnay.
Proporcione surpresas agradabilíssimas com notas aromáticas elegantes nesse inverno.
Agora com a chegada das temperaturas mais baixas reunir amigos em casa para degustar um vinho virou hábito. Como a temperatura de servi-los fica entre 16°C 18°C o que pode ser considerada ambiente dispensando refrigeração.Tintos concentrados, tintos aveludado e densos, encorpado com textura fresca vibrante fornecida pela acidez e pelos taninos firmes. Eis alguns vinhos perfeitos para os dias frios.
Visite uma loja ou vinícola, escolha o seu com uma boa orientação do profissional. Eles são tranquilos e também vão aprender com você.
Transforme os dias e noites frias em encontros maravilhosos com elegantes vinhos.
Mas, em tempo, assim como acontece na moda o mais importante é  você se sentir bem com as escolhas. Logo, não é porque está frio que você vai deixar de aproveitar aquele tinto leve ou um branco suave que te agrada. Sabores e sensações independem de estações. O que esperamos com as nossas dicas é  que elas lhe sirvam mais como um guia que te encoraje a experimentar novos sabores, e, que, também colaborem para que você receba bem os seus amigos.
Tim Tim
Quem resiste a um belo vinho nessas temperaturas mais baixas.
A ocasião pede sem culpa, sem ter de justificar. Basta se livrar da cápsula, retirar a rolha e despejar na taça a bebida do Deus Baco.
#Dom Pedrito, paixão natural
#Beba vinhos, faça amigos
#Viagem Dom Pedrito
#Enoturismo  

Publicada em, 12 de junho de 2021.