Rádio Upacaraí

Vinhos, Aromas e Sabores


VINHOS / BRASIL
  As vinícolas no Brasil elaboram cerca de trezentos e oitenta  milhões  de litros de vinhos ano. Desses, grande quantidade é de vinhos de mesa. As principais uvas de castas americanas  cultivadas em território brasileiro, para elaboração de vinhos de mesa e derivados, são as variedades Isabel, Bordo e Niágara. Nove estados se destacam no cultivo de uvas e na elaboraçao de vinhos no Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais, Parana, Goias e Mato Grosso. Para a economia, o setor tem movimento superior a três bilhões de dólares em cada comercialização da safra. São mais de seiscentas vinícolas e, dessas, cerca de 90% da produção têm origem no Rio Grande do Sul.
O cultivo de uvas da espécie vitis vinifera vem crescendo nos últimos anos. O Brasil pertence ao grupo chamado novo mundo. As regiões que se destacam na elaboração de vinhos finos e espumantes estão localizadas principalmente no Rio Grande do Sul : Campanha Gaúcha, Serra gaúcha e Serra Sudeste; Santa Catarina, no vale do rio do peixe e em sao joaquim; no vale do Rio São Francisco, entre os estados da Bahia e Pernambuco. O estado do Rio Grande do sul é o maior produtor de uvas e de vinhos do Brasil. Três regiões se destacam: Campanha, Serra gaucha e serra do sudeste.
Na região da campanha, Dom Pedrito destaca-se na produção tendo a companhia de outros municípios como livramento, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui,Rosário do Sul,Bagé, Candiota, Hulha Negra, Caçapava do Sul e Lavras do Sul.

    Entre as variedades mais cultivadas estão : tintas (Merlot, Touriga Nacional, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon); brancas ( Chardonnay, Sauvignon Blanc, e riesling Italico). Da produção de uvas, 90% são de tintas, e o processamento é feito em grande parte em vinícolas da serra gaúcha. Há tambem empresas locais e investimentos para a instalação de novas unidades processadoras.

Dom Pedrito, paixão natural
Beba vinhos, faça amigos
Viagem Dom Pedrito
Enoturismo  



Publicada na edição impressa de, 17 de agosto de 2019.

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom sua materia

lena silva disse...

Acompanho e aprendo lendo a coluna....vinhos aromas e sabores

Antonia disse...

Aprendendo e deliciando-me com as materias
Todos os finais de semana esperando

Maria Jussara disse...

Estou degustando mais vinhos depois de ler a coluna

Sergio disse...

Aprendendo

MATEUS KLEIN RINALDI disse...

Simples, claro, didático e instigante. Aprender sobre o vinho nos ajuda a fazer melhores escolhas. Parabéns.

Beti Klein disse...

Algumas pessoas dizem que para se tomar um bom vinho é necessário apenas ter dinheiro, mas sem conhecimento é difícil apreciar um bom vinho.
Na minha opinião oque faz toda diferencia é ter a companhia certa.

Copyright © FOLHA DA CIDADE | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top