Vinhos, Aromas e Sabores - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

Vinhos, Aromas e Sabores

 VINHO E SANDUICHE?
 SIM, PODE. 

 Sem a circunspecção daqueles momentos especiais do vinho, essa harmonização dá oportunidade para a descoberta. Um rotulo novo, uma casta desconhecida, uma aposta na relação custo-benefício ou aquela ousadia adiada.  O importante é ter em mente que, apesar da aparente simplicidade do prato,  o vinho sempre tem de ser especial, ou seja, seu momento especial.
 O segredo da harmonização está nos ingredientes do sanduíche, não necessariamente no ingrediente principal, mas no destaque gustativo

NATAL E SEUS VINHOS
 Tintos secos de corpo médio, são aqueles de pouco açúcar em sua composição que são produzidos a partir de uvas nobres. As melhores opções são aqueles não muito encorpados para equilibrarem perfeitamente com as ceias da festividade, o que facilita a harmonização quando há mais de um prato à mesa.
 Outro tipo de vinho que pode muito bem acompanhar são os rosés, geralmente harmonizam bem com risotos e carnes brancas.
 Espumantes....bem, quando chega a hora dos presentes é importante realizar um brinde cheio de elegância e felicidade com a bebida mais recomendada e apropriada para este belo momento.
VERÃO PISCINA PRAIA
 Embora não seja um hábito comum entre os brasileiros, vinhos servidos gelados à beira da praia e piscina, os mesmos estão a tornar-se a companhia  ideal par uma tarde de verão.
 Refrescam e não estufam. Em dias quentes os vinhos rosés, brancos e espumantes podem ser bebericados sem pressa, além de permitirem harmonizações fantásticas com aperitivos, petiscos, frutos do mar e até queijos. O segredo para uma tarde de sucesso é escolher bem os rótulos.
 Vinhos gastronômicos e aperitivos. Os vinhos aperitivos são aqueles que você pode beber sozinho, sem necessariamente estarem acompanhado com comida. São leves e refrescantes com uma acidez bem equilibrada, a ponto dela não se sobressair aos outros elementos do vinho. Como a acidez do vinho é que faz a nossa boca salivar, tomar um vinho acido sem complemento pode nao ser uma experiência tão completa. Já os vinhos gastronômicos são aqueles que harmonizam muito bem com uma boa variedade de alimentos diversos que sempre estão na beira da praia e piscina conosco.
 Que tipo de aperitivo combina com vinho? com as combinações certas, você pode preparar uma série de aperitivos para levar para piscina com seu vinho...temakis, amendoins, pasteis, lula a dore,cachorro- quente, temaki de salmão com cream chesse.
 A temperatura ....cada tipo de vinho possui uma temperatura de serviço ideal. Os brancos e rosés devem ser servidos entre 8*C a 12*C. Já os espumantes e vinhos brancos leves, entre 6*C e 8*C. O ideal é deixa-los gelando pelo tempo necessário antes de servir e, depois, mantê-los em baldes com gelo ou em wine bags.
UMAMI O QUINTO SABOR
 Palavra japonesa que significa gosto saboroso e agradável. Escolhida a partir da palavra UMAI- delicioso e MI-gosto. è um termo usado com um significado generalizado, quando a alimento é considerado delicioso. O umami foi descoberto pelo professor Kikunae Ikeda e divulgado em 1908. Reconhecido oficialmente pela comunidade científica nos anos 2000, após idendtificarem receptores específicos (mGluR4) para o aminoácido glutamano (principal representante do gosto umami) na língua humana.
O termo, quando associado ao gosto, não posssui tradução: é umami em todos os principais idiomas.

Dom Pedrito, paixão natural
Beba vinhos, faça amigos
Viagem Dom Pedrito
Enoturismo  

Publicada em, 7 de dezembro de 2019.

15 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom sua materia

lena silva disse...

Acompanho e aprendo lendo a coluna....vinhos aromas e sabores

Antonia disse...

Aprendendo e deliciando-me com as materias
Todos os finais de semana esperando

Maria Jussara disse...

Estou degustando mais vinhos depois de ler a coluna

Sergio disse...

Aprendendo

MATEUS KLEIN RINALDI disse...

Simples, claro, didático e instigante. Aprender sobre o vinho nos ajuda a fazer melhores escolhas. Parabéns.

Beti Klein disse...

Algumas pessoas dizem que para se tomar um bom vinho é necessário apenas ter dinheiro, mas sem conhecimento é difícil apreciar um bom vinho.
Na minha opinião oque faz toda diferencia é ter a companhia certa.

Unknown disse...


Materia muito interessante, cada vez mais apaixonada pelos vinhos !!

Ana Ambrósio disse...

Excelente matéria, fiquei curiosa em saber quais são as leveduras selecionadas acrescentadas ao mosto que garantem um desenvolvimento ideal do processo.

Ana Ambrósio disse...

Fantástica esta matéria, confesso que me deparei com termos que desconhecia, e fui me informar, de fato este mundo do vinho é complexo e fascinante.
Parabéns, ansiosa por saber mais.

Ianara disse...

Moro em Santa Maria comecei a ler a folha da cidade agora e achei a matéria excelente, clara e de fácil entendimento. Quero saber mais sobre vinhos e Enogastronomia.

Ianara Pires disse...

Parabéns! Adorei a matéria,aorendendo cada vez mais.

Gilmara disse...

Muito interessante,vou procurar aprender mais.

Unknown disse...

Muito boa a tua matéria...continuo aprendendo.

Ianara disse...

Parabéns... excelente a matéria, aprendendo cada vez mais.

Página inicial

Post Ads