Silvio Bermann - FOLHA DA CIDADE

Ultimas

Post Top Ads

Post Ads

Silvio Bermann

Na janela da prefeitura, com a esposa Clívia, em uma das homenagens que recebeu como ex-prefeito

Dr. José, um prefeito que
marcou época no comando do município
     Tenho o privilégio de ser amigo do casal dr. José Caminha Coelho Leal e dona Clívia Xavier Bosque. Nos conhecemos logo que cheguei em Dom Pedrito, há 30 anos atrás completados, agora, em janeiro. Dr. José figurava entre os políticos mais conceituados do município (e ainda o é) e, não apenas por obrigação do ofício jornalístico, mas também por afinidade ideológica, ficamos bem próximos. Dona Clívia, sua fiel e amorosa companheira há quase 36 anos, por sua vez, sempre destacou-se pela sua generosidade e carinho para com todos, inclusive ajudando e acarinhando muita gente que outros cidadãos abastados e de nariz empinado tratavam apenas como serviçais. Logo notei que eram pessoas diferenciadas, especiais, destas que nos tornam melhores se conseguirmos conquistar sua amizade. E assim foi.
Meu amigo completa, nesta segunda-feira, dia 20 de janeiro, 89 anos de vida. Resolvi homenageá-lo, pelo merecimento. E pelos longos anos desta amizade que nossas famílias alimentam deste que aqui chegamos, Déborah e eu. Nós, que sempre tivemos deles uma palavra de carinho nos momentos de comemoração, e de consolo em nossas horas difíceis, ainda que fosse por uma mensagem ou um telefonema. Gratidão é uma virtude que precisa ser exercitada, senão murcha como as plantas que não são aguadas.
    Nos últimos dias, eu e dona Clívia tramamos pelas costas do dr. José (he,he,he), para garimpar algumas informações da época em que ele foi prefeito de Dom Pedrito, suas obras, os recortes de jornais que registraram os fatos, as fotos antigas, etc. Estamos diante de um homem que, ainda na atividade profissional e política, tem uma longa e meritória folha de serviços prestados à comunidade pedritense.
José Caminha Coelho Leal nasceu no 2º Distrito de Lavras do Sul, em 20 de janeiro de 1931, local onde foi pecuarista por muitas décadas. Foi prefeito de Dom Pedrito de 1975 a 1985, durante 10 anos e três meses.
Nesse período, entre outras obras, destacam-se:  a criação do conjunto residencial Promorar (hoje denominado de Dr. José Tude de Godoy), com 70 casas com um dormitório e 95 casas com dois dormitórios), a Cohab, o Módulo Esportivo, a sede da Delegacia de Polícia Civil, instalação do Corpo de Bombeiros (em 10 de abril de 1984, no governo Jair Soares, no local onde até então era o Parque de Máquinas); o atual Parque de Máquinas; construção, ampliação e reforma de 23 escolas, creches e centros comunitários; instalação de seis postos da Brigada Militar nas localidades de Caveiras, Ponche Verde, Guterres, Música, Vacaiquá e Torquato Severo; calçamento de 91 quadras da cidade; construção de 11 pontes de alvenaria através da Cintea (ao todo, foram 25 pontes); implantação do Plano Diretor Urbano; fornecimento, pela prefeitura, gratuitamente, de 328 projetos de residências populares para pessoas de baixa renda; dois poços artesianos e instalação de reservatório de 25 mil litros de água em Torquato Severo;
Em seu governo também foi ampliada a Barragem da Serrinha, movimento liderado pelo saudoso Ruy Raguzzoni, presidente da Associação dos Agricultores. A Corsan alegou que não possuía recursos para a obra; então, produtores, prefeitura e comunidade se uniram e viabilizaram a obra, entregue à Corsan em 1986.
Dr. José Caminha Coelho Leal continua sua trajetória, agora atuando como médico-veterinário na Secretaria Municipal de Agricultura; tem 4 filhos, 2 enteados e 8 netos; casado com dona Clívia há quase 36 anos e contabiliza um incontável número de amigos e admiradores, que tenho certeza aumentará com a divulgação de suas realizações ao longo do tempo e da vida.
Note-se que em praticamente todos os setores de nossa sociedade organizada, quando se fala de investimentos em segurança pública, habitação, saneamento, pavimentação, educação, esporte, etc, há a expressiva contribuição do governo do dr. José Caminha, que ainda na atualidade de alguma forma beneficiam a todos nós. Talvez por isto nas Forças Armadas há o entendimento de que “antiguidade é posto”. Vou além: não apenas antiguidade, competência principalmente. Continência ao dr. José. Feliz Aniversário! Carpe diem!

Publicada em, 18 de janeiro de 2020.
Inauguração do Parque de Máquinas, no local atual,  em 30 de outubro de 1978


Nenhum comentário:

Página inicial

Post Ads