Descrição

Breaking News

Fórum da Juventude promove diálogo, protagonismo e reflexão entre estudantes da Rede Municipal


O diálogo ganhou voz, espaço e protagonismo no Fórum da Juventude da Rede Municipal de Ensino de Dom Pedrito, realizado na terça-feira, dia 11, no Prédio Acadêmico da Unipampa, com o tema “Juventude em diálogo: equilíbrio emocional em tempos digitais”.

Construído a partir da escuta dos próprios estudantes, o Fórum nasceu de uma pesquisa realizada com alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, que puderam indicar os assuntos que gostariam de discutir durante o evento. A proposta reforçou um dos principais propósitos da iniciativa: dar aos jovens não apenas um lugar para estar, mas uma voz para participar, refletir e transformar. Entre as temáticas sugeridas estiveram ansiedade, “bullying e cyberbullying”, dependência digital, entre outros.

Durante a manhã, estudantes e mediadores participaram das rodas de conversa, compartilhando experiências, questionamentos e diferentes perspectivas sobre desafios que fazem parte da realidade da juventude. Mais do que falar sobre esses temas, o momento proporcionou escuta, acolhimento e construção coletiva de possibilidades.

A programação da tarde trouxe arte, cultura e novas experiências. Os estudantes prestigiaram a apresentação do Grupo Tholl, de Pelotas, e participaram de uma oficina de expressão artística conduzida pelo professor Igor, em uma atividade que ampliou as possibilidades de comunicação para além das palavras.

Para encerrar o encontro, os jovens foram convidados a retomar e discutir coletivamente os principais temas vivenciados ao longo do Fórum.

O 2º Fórum da Juventude reafirma que educar também é ouvir. É criar espaços para que os estudantes expressem o que sentem, questionem o mundo em que vivem e percebam que suas ideias têm valor.







Nenhum comentário