Dom Pedrito sedia, entre amanhã (6) e sexta-feira (8), o Pampa em Evolução – Conhecimento, Negócios e Sustentabilidade. O evento, que chega a segunda edição, abordará temas como pecuária, valorização da carne, sistemas de integração, irrigação, sustentabilidade, inovação, clima e turismo.
Promovido pela Associação e Sindicato Rural, Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeitura de Dom Pedrito, o Pampa em Evolução será realizado no Parque de Exposições Juventino Corrêa de Moura, inaugurado em 1931 e que também sedia a Exposição Feira Agropecuária (Farmshow).
Os organizadores estão otimistas e esperam uma grande participação do público. Até as 8h de hoje (5), mais de 400 pessoas tinham se inscrito no site do sindicato (https://www.sindicatoruraldp.com.br/site/) para participar do evento. “Mais do que uma feira de negócios e conhecimento, o Pampa em Evolução é uma oportunidade de aproximar o produtor de assuntos atuais e relevantes ao seu negócio”, afirma Rodrigo Coradini, que preside o Sindicato Rural de Dom Pedrito e é um dos coordenadores do evento.
O 1º Fórum da Juventude” e o “2º A Educação e o Campo abrirão a programação. Às 9h, na Arena do Conhecimento, haverá a Roda de Conversa – “Juventude em ação – conflitos, perspectivas e lideranças”, com o desembargador Leoberto Brancher e convidados. Às 13h, Brancher apresentará o painel “Pacto pela Paz”, enquanto às 15h a coordenadora do Pacto pela Paz de Lajeado, Tania Frolick, coordenará o painel “Escola Restaurativa”. Haverá ainda oficinas do Programa Rota da Inovação Kids, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Planetário Itinerante da Unipampa e o lançamento do gibi do Sebrae sobre turismo.
O segundo de atividades é reservado para o 31º Seminário Pastos e Pastagens e o 21º Lavoura em Evolução, na Arena do Conhecimento. Às 8h30min, o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, abordará o tema “Cenário macroeconômico e os impactos no agro brasileiro”. Às 10h30min, o CEO da Coragon Agropecuária, Daniel Gonçalves, fará a palestra case de sucesso “Transformando desafios em propósito: A inspiração da gestão de pessoas no agro”.
Às 13h30min, o engenheiro florestal Marcos Leandro Kazmierczak falará sobre “Históricos dos eventos extremos no Rio Grande do Sul e os cenários climáticos futuros: o que vem por aí”. Às14h30min, o engenheiro agrônomo Valmir Menezes fará a palestra técnica “A sua lavoura de arroz pode produzir mais e o saco custar menos.”.
Já às 16h30min, os produtores Fernando Arns e Daniel Gonçalves e o diretor vice-presidente da Farsul Domingos Velho Lopes coordenarão o painel “Oportunidades e desafios da irrigação”. Haverá ainda, no Palco 2, um painel voltado para as mulheres, que iniciará com a palestra “O impacto multigeracional do agronegócio”, com a consultora Patrícia Coradini, além do painel “Elas no Campo”, com quatro produtoras rurais.
A programação do último dia começará às 8h30min com a palestra “O Futuro da pecuária, oportunidades e desafios”, com o ex-ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai Fernando Mattos. Às 10h15min, o painel “O papel da carne gaúcha do mercado” reunirá Mattos, Luis Roberto Saafeld, do Frigorífico Coqueiro, Fabiano Tito Rosa, do Minerva Foods, e Fabiano Vaz, professor da UFSM e consultor de compras do Frigorífico Silva.
Às 13h30min ocorrerá a palestra “Escola do Senar-RS em Hulha Negra/RS, o futuro da capacitação profissional rural no Pampa”, com o diretor técnico Cláudio Rocha. O mestre em agronomia Sergio Elmar Bender falará às 14h30min sobre “A importância das pastagens perenes no planejamento forrageiro”. Às 16h30min, o agrônomo e produtor rural Eduardo Burck de Souza Costa apresentará o case “Empreendedorismo com Integração Lavoura-Pecuária – Estância Capororóca”. E, às 17h30min, o CEO da SIA Brasil, Davi Teixeira, e Sergio Bender, da Embrapa, coordenarão o debate “Integração Lavoura-Pecuária”.
Parcerias
O Pampa em Evolução é uma promoção da Associação e Sindicato Rural, Associação dos Agricultores de Dom Pedrito, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeitura de Dom Pedrito. A mostra tem como apoiadores o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Outras informações:
Futura-RS
Gustavo Paes
(51) 99540-6413
Henrique Borges
(51) 99982-0070
0 Comentários