Radicado há décadas em São Paulo, o jornalista e escritor José Antônio Dias Lopes está de passagem por Dom Pedrito, sua terra natal. Entre compromissos e reencontros, realizou nesta segunda-feira (26) uma visita ao Centro Cultural Gisele Bueno Pinto.
Acompanhado pela esposa Andréa Gonzales Dias Lopes, e pelos amigos Adilson Nunes de Oliveira e Pascoal Antônio Brandi – o Pacase –, o jornalista elogiou o espaço, reinaugurado em dezembro do ano passado, o avaliando uma fonte de “preservação da memória de Dom Pedrito, o epicentro do Rio Grande do Sul”.
Formado em jornalismo pela PUCRS, J.A Dias Lopes trabalhou durante 23 anos na Veja, onde atuou como repórter, redator, editor e correspondente internacional da revista em Roma, onde viveu por três anos. Especialista em gastronomia, dirigiu, entre 1991 e 2009, a revista ‘Gula’, além de ter sido colunista do jornal O Estado de São Paulo.
Com uma carreira dedicada a pesquisar e escrever sobre a história da gastronomia, foi vencedor do Prêmio Jabuti de 2015 – o mais importante da literatura nacional –, na categoria Gastronomia, com o livro O País das Bananas, publicado no ano anterior.
Dias Lopes também foi o primeiro a registrar em palavras a história da Capital da Paz, com os livros História de Minha Terra (1965) e A Cidade de Dom Pedrito (1971).
0 Comentários