Implantação de sistema de videomonitoramento em Dom Pedrito: projeto é apresentado na Câmara de Vereadores



Na manhã desta sexta-feira (1º), representantes do poder público, da segurança e de organizações locais se reuniram no Plenário Ataliba Torres para discutir a implementação de um sistema de videomonitoramento em Dom Pedrito. A iniciativa, articulada pela Câmara de Vereadores, Prefeitura e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) e a empresa Camerite, visa fortalecer a segurança pública do município, com a instalação de câmeras de alta resolução e pontos de leitura de placas em locais estratégicos.

Estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Patrício Jardim Antunes, o vice-prefeito Diego da Rosa Cruz, o promotor de justiça Vítor Hugo Catena Chiuzuli, o juíz Luiz Felipe Pontarolo, o secretário de Governo Daniel Brum Soares, o diretor do Departamento de Trânsito Antônio Barreto de Lima e representantes de diferentes órgãos de segurança, imprensa e órgãos de segurança, como a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal.

Após a abertura da reunião pelo presidente da Câmara, Patrício Antunes, o representante da empresa Camerite, Paulo Ilha, explicou o funcionamento do sistema, que utiliza tecnologias avançadas de monitoramento e inteligência artificial, projetadas para fornecer um nível elevado de controle e segurança na cidade.

O projeto inclui a instalação de câmeras de alta resolução, com capacidade de gravação em 4K e armazenamento de até sete dias, e quatro pontos de leitura de placas (LPRS) com inteligência artificial para auxiliar nas operações de segurança. Apenas os órgãos de segurança, fundamentalmente Brigada Militar, Polícia Civil e PRF terão acesso as imagens. 

O videomonitoramento, de acordo com Ilha, proporcionará uma base sólida para operações policiais e permitirá uma resposta mais rápida e precisa a possíveis incidentes de segurança. Com a implementação do sistema, o município poderá não apenas aumentar a vigilância, mas também dispor de dados em tempo real, que auxiliam na redução da criminalidade e oferecem mais tranquilidade aos cidadãos.

O próximo passo será a análise da viabilidade financeira e operacional do projeto, que, segundo as autoridades, poderá marcar um avanço importante para a segurança pública em Dom Pedrito, promovendo maior controle e oferecendo uma resposta mais eficiente às demandas de segurança no município.

Postar um comentário

0 Comentários